sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Conheça 10 filmes de vampiros lançados antes da interminável saga de Robert Pattinson e Kristen Stewart.


Há quem ame a Saga Crepúsculo, mas há os que a odeiam por uma lista infinita de motivos. Os mais comuns e relevantes são de que os vampiros não brilham ao sol - e sim explodem e morrem de vez - e não, não conseguem viver a base de sangue de animais. Mesmo assim, foi a Saga que trouxe o vampirismo de volta à sala escura - e aos olhos de Hollywood! E já que o tema está em alta novamente, que tal relembrar os 10 filmes de vampiros mais legais dos (não tão) últimos tempos? Confira e já prepare uma ida à locadora, se você ainda não assistiu a todos.
Elenco: Kristy Swanson, Donald Sutherland, Luke Perry, Hilary Swank, David Arquette, entre outros.
Enredo: Buffy Sommers (Kristy Swanson) tinha uma vida que qualquer garota invejaria: era cheerleader e namorada do capitão do time de basquete. Um dia tudo isso muda, quando ela conhece Merrick (Donald Sutherland), que apresenta seu novo destino: sua missão é ser uma caçadora de vampiros.
Estes vampiros não brilham no sol! Uma razão para assistir? É somente o filme que inspirou uma das séries mais conhecidas da TV Americana! Neste filme, o papel de Sarah Michelle Gellar fica com Kristy Swanson, que também vimos em Curtindo a Vida Adoidado, lá nos anos 80. E claro, o filme é extremamente divertido e, mesmo com uma história que se passa em época de escola, os vampiros NÃO brilham. E nem andam na luz do dia.
Elenco: Leslie Nielsen, Peter MacNicol, Mel Brooks, Steven Weber, Harvey Korman, entre outros.
Enredo: Uma sátira da vida de Conde Drácula (Leslie Nielsen), que sonha em encontrar uma bela jovem londrina para fazer dela sua eterna companheira. Para concretizar seu plano, Drácula hipnotiza Renfield (Peter MacNicol), que começa a fazer tudo o que ele manda. Neste tempo, Dr. Van Helsing (Mel Brooks) é o único que aparece para salvar o dia.
Estes vampiros não brilham no sol! Este filme é para os que adoram uma paródia bem-feita, recheada de momentos de altas gargalhadas! Foi digirido e estrelado pelo gênio da comédia Mel Brooks, ao lado do não menos veterano Leslie Nielsen, já falecido. Aqui o vampirão não brilha na luz do sol, mas se transforma em morcego - pela metade, ainda com a cara de Leslie (já imaginou a cena?).

Elenco: Wesley Snipes, Kris Kristofferson, Stephen Dorff, Donal Logue, entre outros.
Enredo: Blade (Wesley Snipes) é meio imortal, meio humano. Herdou dos vampiros seus dons, mas não suas fraquezas. Assim, ele lutará contra o mal para aniquilar os parentes distantes e vingar-se da morte de sua mãe.

Elenco: Kate Beckinsale, Scott Speedman, Michael Sheen, Shane Brolly, Bill Nighy, entre outros.
Enredo: Selene (Kate Beckinsale) é uma vampira guerreira que está no centro de uma luta contra os lobisomens. O que ela não espera é se apaixonar por Michael (Scott Speedman), um lobisomem que deseja mais do que tudo, o fim da guerra.
Estes vampiros não brilham no sol! Muitos podem estranhar e não gostar de Kate neste filme - e nem em Van Helsing , que ficou de fora da lista, mas vale a pena assistir - mas temos que admitir que o filme é um dos poucos que traz a tona a temática da luta entre as raças: vampiros e lobisomens. E o melhor, não deixa a rivalidade ser tratada com superficialidade. Aqui a luta entre humanos e vampiros fica aqui em segundo plano, e dá espaço ao desenrolar da história entre uma vampira e um lobisomem - o amor impossível. Além de contar com o fofíssimo Scott Speedman, que não brilha no sol, mas brilha aos olhos das espectadoras!
Elenco: Jason Patric, Corey Haim, Kiefer Sutherland, Corey Feldman, entre outros
Enredo: Sam era um adolescente normal, até se mudar para pacata cidade de Santa Clara. O jovem se vê em uma enrascada quando percebe que os novos amigos do seu irmão mais velho, Michael, estão mais mortos do que vivos. Para piorar, Michael se vê cada vez mais enfeitiçado por Star, a vampira do grupo!
Estes vampiros não brilham no sol! Dirigido por Joel Schumacher, o filme recebeu o título de melhor filme de terror, além de ter diversas indicações como melhor maquiagem, figurino e atuações no Saturn Award. Além do mais, quem precisa de Robert Pattinson se temos Jason Patrick, o gato deVelocidade Maxima 2, super novinho em seu lugar? O filme é cheio de tensão, e mostra os vampiros muito mais revoltados e vilões da história do que mocinhos simpáticos! Ah, e vale pela trilha sonora, com Echo And The Bunnyman em sua versão de People Are Strange.
NosferatuNosferatu (1922)
Elenco: Max Schreck, Gustav von Wangenheim, Greta Schröder, Alexander Granach, entre outros.
Enredo: Graf Orlock é Nosferatu (Max Schreck), um vampiro milenar que se muda para Bremen, Alemanha, com a ajuda do agente imobiliário Hutter (Gustav von Wangenheim). O novo habitante acaba trazendo uma onda de terror na cidade, e a única que pode detê-lo é Ellen (Greta Schröder), esposa de Hutter, por quem Nosferatu sente uma grande afeição.
Estes vampiros não brilham no sol! Clássico necessário para qualquer um que se diz "fã de filmes de vampiros". A obra é uma leve adaptação de Drácula de Bram Stoker, pois por não terem conseguido os direitos autorais da história, o Vampiro/Conde Drácula transforma-se em Nosferatu/Graf Orlock, e Dr. Van Helsing vira Professor Bulwer. Lançado em 1922, pouco tempo após o término da I Guerra Mundial, Nosferatu pode ser interpretado como um marco na história do cinema - e do mundo. Vale muito bem a pipoca e uma ida à locadora mais próxima!
Elenco: George Clooney, Quentin Tarantino, Juliette Lewis, Harvey Keitel, Salma Hayek, Kelly Preston, Fred Williamson, entre outros.
Enredo: Fugindo após um assalto sangrento a um banco, os irmãos Seth (George Clooney) e Richard "Richie" Gecko (Quentin Tarantino) param no bar "Titty Twister", logo após a fronteira do México, para encontrar Carlos. Mas eles não sabem que agora eles serão os reféns, em um bar lotado de pessoas no mínimo, estranhas.
Estes vampiros não brilham no sol! Um Drink no Inferno é o típico Tarantino que "você-tem-que-ver", se você é daqueles que acompanha de perto a carreira do diretor/escritor/produtor/ator. Se já não bastasse ter roteiro de Tarantino, ainda somos contemplados com sua atuação, que é sempre marcante. Desta vez, a direção fica por conta do parceiro Robert Rodriguez - que também co-dirigiu Grindhouse. Além de roteiro e direção de peso, o filme conta com um elenco impecável, trazendo Juliette Lewis, Selma Hayek e Harvey Keitel em destaque. E claro, para os que curtem a vibe Dexter de sangue jorrando para todo o lado, o filme é um prato cheio!
Elenco: Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves, entre outros.
Enredo: O filme é uma adaptação fiel da obra de Bram Stoker, de 1897. Jonathan Harker (Keanu Reeves) é um jovem advogado que se vê capturado pelo conde Vlad Dracula (Gary Oldman), um vampiro milenar conhecido por sua crueldade. Drácula fica aficionado pela fotografia de Mina (Winona Ryder), a noiva de Jonathan, e parte para Londres em busca da amada, construindo um império de terror, em um jogo de sedução.
Estes vampiros não brilham no sol! Apesar de Stoker não ter inventado a criatura "vampiro", o autor criou o personagem Drácula, um dos mais famosos deste mundo de terror/fantasia. Seu livro inspirou diversos filmes, e esta versão de 1992 é especial: além de contar com a excelente atuação de Garry Oldman, o longa doi dirigido por Francis Ford Coppola e levou os Oscars de Figurino, Efeitos Sonoros, Maquiagem e ainda foi indicado ao de Direção de Arte. Aqui o brilho, vai para a produção!
Elenco: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar, Henrik Dahl, Karin Bergquist, Peter Carlberg, Ika Nord, entre outros.
Enredo: Oskar (Kåre Hedebrant) é um garoto de 12 anos, que vive isolado e sempre maltratado pelos outros garotos da escola. Ele começa uma amizade com Eli (Lina Leandersson), uma linda garota que aparentemente é uma vampira, pois nunca fica no sol e não gosta das mesmas comidas, e logo se apaixona. Mas quando ele descobre que ela precisa de sangue para sobreviver, entra em choque. Será que o amor perdoa tudo?
Estes vampiros não brilham no sol! O filme sueco é um dos poucos que retrata o ponto de vista de uma criança vampira. Sem explicar como ela se tornou uma das criaturas mais temidas do planeta, o filme mostra a relação de amizade entre a caça e o caçador, o menino humano e a menina vampira. É lindo ver o amor se desenvolver entre os dois, deixando de lado toda a alegoria vampirística que o tema permite. Vale lembrar que o filme é a primeira adaptação do livro de mesmo nome ("Let the Right One In", e em sueco, "Låt den rätte komma in") de John Ajvide Lindqvist, que também ganhou uma versão hollywoodiana, com Let Me In, de 2010.
Elenco: Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas, Christian Slater, Kirsten Dunst, Stephen Rea.
Enredo: Daniel Malloy (Christian Slater) é um jornalista que vive à procura de boas histórias. Quando conhece Louis (Brad Pitt), que diz ser uma pessoa "incomum", logo fica intrigado. Louis diz ao reporter, "sou de carne e osso, mas não sou humano. Não sou humano há 200 anos" - e assim, inicia sua entrevista, e conta a trajetória de sua vida como uma pessoa bem incomum.
Estes vampiros não brilham no sol! Se Stoker é conhecido por inventar Drácula, Anne Rice é aclamada por criar o problemático Lestat. No filme baseado em livro homônimo, o personagem é interpretado por Tom Cruise, em atuação excelente, ao lado um elenco também ótimo: Brad Pitt em destaque (estreando no mesmo ano o drama Lendas da Paixão ), Antonio Banderas, Christian Slater e a fantástica Kirsten Dunst, como a criança vampira e mimada. Elenco de estrelas a parte, o filme ganha o topo da lista por duas razões principais: é um ótimo drama inspirado fielmente em um dos livros mais aclamados da mitologia vampiresca - e sem exageros de superprodução - que traz mais drama aos conflitos psicológicos vividos pelos imortais; e não é focado em uma só história, se abre para detalhes interessantes de diversos personagens! Só por isso, já vale todas as pipocas e idas às locadoras possíveis.

Fonte:
http://br.tv.yahoo.com/noticias/10-filmes-vampiros-antes-da-saga-crep-sculo-172500348.html

Nenhum comentário: