segunda-feira, 7 de março de 2016

Buster Keaton: o Rei do Riso Que Não Ria









Buster Keaton.

As novas gerações e até mesmo algumas mais velhas não o conhecem nem à sua obra.

Um dos maiores comediantes do século XX. Faleceu na data de hoje em 1966.

Keaton foi considerado o grande rival de Chaplin. Protagonizava filmes mudos.

Porém sua principal característica é que jamais sorria nos filmes. Sempre sério era capaz das maiores tiradas de humor.

O humor nos filmes de Buster Keaton, basicamente, se fazia através das chamadas gags; corridas, quedas, fugas. Uma das grandes inovações de Keaton, no entanto, é o fato de sua comédia se basear num personagem impassível, que mantém as mesmas feições diante dos fatos ocorridos

Keaton nasceu no final do século 19 nos bastidores do vaudeville. Seus pais eram artistas deste gênero de variedades.

Entrou em decadência quando do surgimento do cinema falado e por um péssimo contrato que fez com a nascente Metro Goldwin Mayer.

Foi reabilitado pelo próprio Chaplin no filme "Luzes daRibalta" da década de 50.

Na tv às vezes se apresentam suas comédias, e você pode encontrar seus filmes em boas locadoras que tenham filmes cult.

DISPONIVEL EM:
http://www.ciaatemporal.com.br/2016/03/buster-keaton-o-rei-do-riso-que-nao-ria.html

sexta-feira, 4 de março de 2016

Os Misterios da Rabeca encerra sua jornada com o brilho do FESTUERN



A peça principal da Eloy Cia teatral em 2015 encerrou seu ciclo numa brilhante apresentação no 11º FESTUERN. O evento ocorreu no último dia 28 de Novembro no Centro Cultural da UERN em Natal-RN. A peça desde que estreou tem sido bem repercutida pelo público e pela crítica, sendo uma das mais conceituadas na categoria estudantil. Estima-se que mais de mil pessoas tenham visto esse trabalho entre as oito apresentações que marcaram seu ciclo, e sem dúvida ficará na memória a performance do grupo cênico nos palcos nos quais "Os Mistérios da Rabeca" estrelou.
A boa repercussão que envolveu o espetáculo teatral lajense, deve-se ao empenho da equipe em buscar primar pela qualidade das encenações. Fazer um teatro escolar que segue a disciplina da arte é um desafio constante no dia a dia da Cia Teatral. São grandes as diversidades, mas o poder de querer mostrar a melhor arte possível reitera a proposta filosófica e reverte as incertezas compostas no decorrer do processo.
 Reviver o duro golpe em Lampião e seus cangaceiros de uma forma totalmente sincrética, podendo "agradar a gregos e troianos" foi de certo modo inexplicável. Pra sempre ficará na lembrança as divagações de Virgulino e seus guerreiros "bandidos Heróicos".
Para Fábio Fernandes, diretor da Cia Cênica: " Montar uma peça dessa natureza engrandece de forma grandiosa a trajetória da Eloy Cia Teatral e credencia o projeto cênico a um marco na arte escolar Lajense". Os Mistérios da Rabeca tem um potencial político muito evidente, os cangaceiros nordestinos liderados por Virgulino Ferreira (Lampião) que  buscam habitar o céu, conflituam-se com os santos que não facilitam o acesso aso lar celestial por serem considerados homens "do mau", porém lutam pra entrar no território sagrado que simboliza a riqueza da terra. A Imaculada intercede por eles que representam as minorias populares, a discussão que circunda esse espetáculo recheado de citações poéticas com versos de Fabião das Queimadas, Musicas da MPB e um repertório vocabular baseado nas vivencias da cultura e tradição nordestina.
O FESTUERN mais uma vez proporcionou a esses pequenos artistas que os palcos da vida são sempre os mais complexos, ja que a vida... "Ah, essa ja é um grande mistério"... Antenados pelo mundo.
 
.












 

A Festa do Deus menino encerra a temporada 2015 da Eloy Cia Teatral


A Eloy Cia teatral encerrou suas atividades artísticas no ultimo dia 24 de Dezembro. A peça que encerrou a temporada exaustiva de 2015, foi o auto natalino "A Festa do Deus Menino". Essa montagem fechou em grande estilo um ano repleto de apresentações, entre elas no Circuito Eureka de Teatro na comunidade de Mãe Luíza em Natal (UFRN); participação consecutiva no maior festival de teatro escolar do Nordeste (FESTUERN) sendo um dos destaques com "Os Mistérios da Rabeca"; alem de marcar presença na 1¤ FLILAJES, em Assu, nas escolas e eventos da cidade de Lajes com constantes apresentações na Casa de Cultura lajense.

"A Festa do Deus Menino" foi encenada no patamar da igreja antes da tradicional missa de natal, foi um momento impar que proporcionou a família uma reflexão acerca do nascimento do cristo, contou com o elenco da CIA e com os bebês Luiz Miguel e João Pedro.