sexta-feira, 28 de março de 2025

LIVROS SOBRE A HISTORIA DA ARTE NO BRASIL

Venho sugerir alguns títulos literários referentes ao ensino de arte no Brasil,  segue a lista:

Obra fundamental para o conhecimento do Movimento da Arte Moderna no Brasil. Um dos momentos mais criativos da cultura brasileira, o livro apresenta de forma completa a constituição e desenvolvimento nas artes visuais (1900-1950), de forma completa apresenta os detalhes da Semana de Arte Moderna de 1922 e seus desdobramentos em todo o Brasil. concilia a análise de poéticas individuais com o significado que estas irão adquirir no processo histórico artístico brasileiro. A autora Icléia Cattani apresenta com desenvoltura um texto claro e enxuto, possível de ser compreendido por todos os níveis do ensino e conhecimento.


Os estudos sobre cultura brasileira têm adentrado, cada vez mais, as salas de aula, tanto na educação superior quanto nos ensinos fundamental e médio. No entanto, quando o enfoque são as chamadas culturas populares, ainda faltam subsídios bibliográficos e teóricos de caráter didático. As culturas regionais, as relações entre erudito e popular, tradicional e moderno, assim como o universo de criação artística, a religiosidade e os ofícios fazem parte do caldeirão fervilhante dos debates contemporâneos sobre o Brasil. Nesta obra, os autores conduzem uma análise introdutória, de caráter histórico e antropológico, das culturas populares no Brasil. Dessa forma, são destacadas a importância e a riqueza dos saberes, fazeres e das celebrações das diferentes classes populares, que, historicamente, atraem a atenção de intelectuais de todo o mundo e são, há muito, um tema instigante e encantador de estudos.


A reedição deste livro é um convite à imaginação dos Arte-Educadores brasileiros, instigando sua curiosidade para conhecer melhor um autor cuja obra se eleva acima do tempo. A contribuição de Dewey permanece maior que suas sucessivas interpretações, resiste ao movimento intelectual que ora o esquece, ora o traz novamente à luz, como vem acontecendo nos dias de hoje. A cada nova investida se percebe que muito do que ele disse há tanto tempo é uma antevisão de questões cruciais do presente, como é o caso da palestra descoberta por Ana Mae nos arquivos de Arte-Educação da Miami University, dirigida a professores de Arte e trabalhos industriais e incluída nesta edição. É um belo exemplo da visão de Dewey sobre a importância da Arte no desenvolvimento humano.


O livro de Ana Mae Barbosa, Arte-Educação no Brasil, chega agora a sua 6ª edição, confirmando, já à luz de sua acolhida, a importância da contribuição desse estudo para a reflexão acerca do ensino de arte na escola nova brasileira e das profundas transformações que sua didática vem sofrendo nos últimos anos. Pois o exame nele desenvolvido aborda com notável pertinência as ideias e os propósitos dominantes na educação pela arte no Brasil, no segmento de tempo que formou as bases de apreensão atual da pedagogia artística, em função da qual se pode avaliar a adequação dos métodos utilizados, a natureza dos objetivos propostos, e inferir o caminho a ser seguido no seu aperfeiçoamento e renovação.


O Livro tem foco e objetivo de comemorar mais de três décadas do ConFAEB, registrar as ações históricas e políticas que marcaram o desenvolvimento do componente curricular Arte na educação básica e ensino superior. Inspirar, instigar, mover e motivar a luta pela Arte/Educação no Brasil fazem parte das ações da FAEB (gestão 2019-2021).


Esse estudo versa sobre o ensino intercultural das artes visuais na escola e é constituído por dois eixos principais: a multiculturalidade no Brasil e a estética feminina do cotidiano. Discute tendências contemporâneas internacionais sobre educação intercultural e sobre o ensino das artes visuais. A estética do cotidiano é abordada por meio do conceito de "fazer especial" desenvolvido por Dissanayake e de "valor estético" desenvolvido por Rader e Jessup. Para trabalhar com a estética do cotidiano no ensino das artes visuais foi necessário ampliar o conceito de arte usualmente utilizado na escola para um sentido mais amplo de experiência estética, incluindo, dessa forma, as chamadas "artes menores".
O trabalho envolveu uma pesquisa de campo sobre a estética feminina do cotidiano nas famílias de alunas(os) de uma escola municipal de ensino básico da cidade de Santa Maria, RS, e uma experiência de educação intercultural no ensino das artes visuais, nessa escola, envolvendo gênero e etnia e fundada no cotidiano.












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