O artista plástico assuense Gilvan Lopes, tem um legado na arte visual potiguar. Ele se mostra como o maior ilustrador e muralista da cidade de Assu no Rio Grande do Norte. Seu estilo figurativo e expressionista, transpõe o cotidiano do povo nordestino em muitas das suas obras. A arte de Gilvan se revela livre de regras acadêmicas, flerta entre o grotesco e o abstrato sintético, sutilmente associados por estéticas cubistas expressas nas artes vanguardistas europeias, que muito influenciaram a formação do estilo modernista no Brasil no inicio do século XX.
O estilo único que caracteriza o grande artista assuense está na capacidade de sugerir o cotidiano através de uma estética que quebra padrões realistas, sem a necessidade de assumir uma obediência à perspectiva, propondo o uso das cores puras na sua mais nítida essência. As cores de Gilvan reacende o estilo fauvista que se destacou entre as vanguardas europeias com Henri Matisse e André Derain, porém com o cotidiano assuense em voga. Uma vez que essa é a identidade reafirmada pelo artista potiguar.
Ilustração do Mercado do Peixe-
Anos 90
Crianças representadas na arte de Gilvan Lopes
Animais sempre aparecem representados em sua obra.
O olhar pálido do sertanejo se revela presente em quase toas as suas obras. O que leva o espectador notar a serenidade e reflexão do sujeito em meio às ações cotidianas. A labuta desses individuos está nítida na expressividade adotada pelo artista.
É difícil associar Assu sem a arte de Gilvan Lopes, uma vez que sua obra não se conteve somente às telas, mas ganhou outros espaços de visibilidade. São nas varias paredes da cidade que o estilo vanguardista do nobre artistas se transpõe, além de preencher ilustrações de vários livros de poesia. Um artista plástico completo, que não se mostra apenas um depoente, mas também parte integrante da cultura visual do estado do Rio Grande do Norte. Gilvan não é só um artista plástico, ele reacende memórias, afetos e história da identidade da terra da poesia. Gilvan sem dúvidas é o maior e mais expressivo artista plástico de Assu, isso é um fato e se torna irrefutável assim como sua estética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário