As artes liberais eram disciplinas consideradas intelectuais e de maior nobreza, focadas em habilidades mentais e não práticas, como gramática, retórica, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música. Em contraste, as artes mecânicas referiam-se a habilidades manuais e práticas para suprir necessidades básicas da vida, como arquitetura, pintura, escultura, agricultura, caça e fabricação de armas. A distinção entre as duas era central na educação e na estrutura social da Idade Média, embora tenha havido uma revalorização das artes consideradas mecânicas ao longo do tempo, especialmente com o desenvolvimento do humanismo.
O Conceiro sobre as Artes Liberais destacam-se a partir das Habilidades mentais, intelectuais e teóricas, que por sua vez, são voltadas para a elevação do espírito e o conhecimento geral. É o caso da Gramática, lógica, retórica, aritmética, geometria, música e astronomia que se caracterizam por não haver uma utilidade prática imediata, por esse motivo, eram consideradas mais dignas para um homem livre.
As Artes Mecânicas mecanicas por sua vez, se definem como Habilidades manuais e práticas,sempre associadas ao trabalho manual e à produção de bens ou serviços úteis. è o caso da arquitetura, pintura, escultura, fabricação de armas, agricultura, navegação e têxteis. Suas características são vistas como de menor valor e próprias do trabalhador braçal, embora seu estudo tenha sido posteriormente valorizado por sua utilidade prática e tambem por sua contribuição para a elevação da condição humana.
Trocando em miudos, as Artes liberais designam um conjunto de estudos e disciplinas através das quais se intenciona prover conhecimentos, métodos e habilidades intelectuais gerais para seus estudantes, ao invés de habilidades ocupacionais, científicas ou artísticas mais especializadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário