sexta-feira, 19 de maio de 2017

Lendas de Pedra 2 e suas poéticas visuais.

Por Fábio Fernandes

O processo de gravação do meu novo trabalho enquanto diretor de cinema experimental é o filme "Lendas de Pedra 2" no qual a narrativa se centraliza em lendas relacionadas as serras existentes no município de Lajes no Rio Grande do Norte. Desta forma aproveitei a ocasião para explorar  elementos da cultura brasileira na direção de arte. Observe:
Na cena em destaque uma criança se questiona porque a vasão de tanta importância de haver mitos e lendas. essa linha narrativa permite explorar de forma artístico-pedagógica  as possibilidades de sobreposição cultural. Na cena em destaque, a cenografia revela o nordeste brasileiro distribuído num curto espaço métrico (o quarto); Esse espaço portanto já denuncia a bricolagem cultural, de um lado um chapéu de frevo pernambucano e sua policromia que sugere a alegria do carnaval, do outro lado o chapéu soa meio que Godot do Becket, mas sobretudo faz alusão ao homem do sertão nordestino; Ao lado se apresenta um quadro com o lirismo geográfico que reflete a flora e paisagem local, mais abaixo da cena uma televisão de imagem "preto e branco" dá um sutil tom de nostalgia e resistência ao futuro tecnológico e globalizado, por fim, a cama está vermelha, o sangue, a paixão e os martírios do homem do campo re-significa a vivencia sertaneja cotidiana.
 O que dizer então do indígena que é citado no filme? Uma grande oportunidade pra expressar a importância histórica que o índio proporcionou ao longo do processo de transformação cultural brasileira.  
Por ultimo, analiso a temática  principal do projeto (A morte).  A poesia contida no verde, esboça o sentido do "continuar a caminhar"...  Em destaque, o detalhe no verde brilhante de uma manhã de céu nublado, que sugere tempos de fartura para o homem do campo sofrido e calejado pela vida diária e geográfica.

Nenhum comentário: