sábado, 25 de agosto de 2012

Restauração de pintura transforma Jesus em gorila e vira piada


A devota Cecília Gimenez, 80, estava preocupada com a deterioração pela umidade de um afresco da Igreja de Misericórdia, perto de Zaragoza (Espanha), e tomou a iniciativa de restaurá-lo. Dias depois, ela transformou o Jesus pintado no século 19 em uma figura parecida com um macaco.

Na avaliação de um correspondente da BBC, o Jesus da obra de arte de Elias Garcia Martinez se tornou em um “macaco muito peludo em uma túnica mal ajustada”. O nome do afresco se tornou irônico: Ecce Homo (Eis o homem)


 
O estrago de dona Cecília (foto) deixou perplexos historiadores de arte, fiéis e autoridades clericais e virou motivo de piada na internet, com a reprodução de outras conhecidas figuras de Cristo com a cara de símio pintada pela devota, incluindo o Cristo Redentor do Rio.

O padre responsável pela igreja disse não ter dado autorização a Cecília para que fizesse a restauração, o que ela negou. “O padre sabia! Como eu poderia ter feito algo [na igreja] sem permissão? Ele sabia!”


Agora, a Igreja discute como restaurar a pintura da “restauração” de dona Cecília, o que não será fácil. Há na internet uma petição que até ontem tinha mais de 11 mil assinaturas para que a obra fique do que jeito está, porque se trata de um “ousado trabalho espontânea artístico que representa um ato de amor cativante e uma reflexão inteligente da situação política e social do nosso tempo”.

Houve quem comparasse a restauradora com nomes da pintura expressionista, como Goya, Munch e Modigliani. Não se sabe se a sério ou se foi mais uma gozação.


O Cristo Redentor também assumiu as novas feições



Obras "restauradas"
(clique nas fotos para ver o original)

"Última Ceia", de Leonardo da Vinci
Christ Carryng the Cross, de Tiziano Vecellio
Mocking of  Christ, de Annibale Carracci
La Deposizione di Cristo,  de Caravaggio


Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/08/restauradora-transforma-jesus-em-macaco-peludo.html#ixzz24akkYxIy 


Nenhum comentário: