segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Arte dos Índios Brasileiros


Uma arte utilitária.  
A primeira questão que se coloca em relação à arte indígena é defini-la ou caracteriza-la entre as muitas atividades realizadas pelos índios. Quando dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas, podemos estar lidando com conceitos de nossa civilização, mas estranho ao índio. Para ele o objeto precisa ser mais perfeito em sua execução do que na sua utilidade exigida. Nessa perfeição para alem da finalidade é que se encontra a noção indígena de beleza. Desse modo um arco cerimonial emplumado dos Bororo, ou um escudo dos Desana, podem ser considerados criações artísticas, pelo fato de ser objetos cuja beleza resulta de sua perfeita realização.
Outro aspecto importante a ressaltar: A arte indígena é mais representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que a personalidade do individuo que a faz. Por esse motivo, os estilos da pintura corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para outra.

A tendência indígena de fazer objetos bonitos para usar na vida tribal pode ser parecida principalmente na cerâmica, no trançado e na tecelagem. Mas ao lado dessa produção de artefatos úteis há dois aspectos da arte índia que despertam um interesse especial. São estes: A arte plumária e a Pintura corporal .
Arte Plumária – Esta arte não está ligada a nenhum fio utilitário, mas apenas a pura busaca da beleza. – Existem dois grandes estilos na criação de peças de plumas.As tribos dos cerrados fazem trabalhos majestosos e grandiosos como os diademas dos Bororo, ou os adornos de corpo dos Kayapó.
Pintura corporal – As cores mais usadas para pintar seus corpos são o vermelho vivo do urucum, negro esverdeado do suco de jenipapo e o branco da tabatinga. A escolha dessas cores é importante, porque o gosto pela pintura corporal está associado ao esforço de transmitir ao corpo a alegria contida nas cores vivas e intensas.
Cerâmica – As peças de cerâmica testemunham muitos costumes dos diferentes povos índios e uma linguagem artística que ainda nos impressiona.
Mascaras – Para os índios, as mascaras têm um caráter duplo: Ao mesmo tempo em que é um artefato produzido por um homem comum, é uma figura viva do sobrenatural que representa. As mascaras são feitas com troncos de arvores, cabeças de animais e palhas de buriti; e são usadas geralmente em danças cerimoniais como, por exemplo, na dança do Aruanã, entre os Karajá, quando representam heróis que mantêm a ordem no mundo.
Enfim, é possível perceber que a arte sempre influenciou os costumes dos mais diversos grupos culturais, sendo que é notável sua importância e valor para significar algo valioso para um determinado coletivo ou individuo social.

Fontes:
Imagens: internet
Pesquisa Teórica : Historia da Arte- Graça Proença, ED àtica




Nenhum comentário: