quinta-feira, 6 de novembro de 2014

OPINIÃO:O desapego do machismo na arte nossa de cada dia (Rodrigo Bico)


                                                          


Sou homem e fui criado socialmente e culturalmente numa sociedade machista. Não nego que tenho a todo momento me policiar pra que não tome atitudes machistas, e não nego que vez por outra me pego de ímpeto tomando atitudes machistas.
Mas não posso em hipótese alguma deixar que isso se transforme em arte, que vire discurso e conceito no meu fazer artístico. Pois o processo artístico, diferentemente da vida, ele é pensado, refletido e será sempre o discurso do artista.
Claro que existem muitas músicas, principalmente da indústria cultural de massa, que são machistas, homofóbicas e racistas e que também sofrem achincalhamento e escracho de vários movimentos sociais por isso. E é óbvio que ao surgir uma música com tal conteúdo de um músico que figura o mundo musical alternativo o resultado será muito mais crítico, pois não é o mercado que o sustenta.
É inegável a qualidade técnica das músicas e dos clipes de Artur Soares, mas é inegável também que sua música "Ma Nêga" reforça o imaginário machista e racista que está impregnado na nossa sociedade e que deve ser combatido com toda força.
Acho sim que ele deveria pensar em algo que pudesse por um ponto final nessa história da maneira mais lúcida possível. Seria um grande acerto de sua jovem e promissora carreira.
Nesse caso fico imaginando o artista que fez um clipe super bem produzido e que tem todo um carinho e uma relação afetuosa por ele, e que não tenho dúvidas que em sua cabeça ainda permeie o caráter de "homenagem" que rodeia o clipe.
Sabe qual a minha dica: DESAPEGA!
Se ele for inteligente e sensível sua carreira poderá sair muito maior do que antes desse furdunço acontecer. Afinal, seu nome nunca havia sido citado tantas vezes.
Artur, pense nisso!
Acabemos com o racismo e o machismo nosso de cada dia!

Nenhum comentário: