terça-feira, 26 de junho de 2012

Visão sustentável da arte no Museu Itinerante Ultragaz

A capacidade da arte em reciclar a banalidade e transformar signo em símbolo é o desafio da exposição "Reciclagem na arte" que aporta hoje em Natal a bordo do projeto Museu Itinerante Ultragaz. Em cartaz no Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado até a próxima quinta-feira (28), com visitação das 8h às 17h, a mostra reúne 40 obras de 12 artistas de todo o Brasil e abre diálogo sobre questões ambientais como sustentabilidade e biodiversidade. O artista plástico natalense Fábio Eduardo representa o RN, e apresenta quadros sugestivos e extremamente coloridos. Serão expostos painéis com reproduções dos trabalhos originais, que fazem parte do acervo pessoal de cada artista.
DivulgaçãoObra do artista natalense Fábio Eduardo está na exposição
Obra do artista natalense Fábio Eduardo está na exposição

Esta é a segunda temporada do Museu Itinerante, iniciada em São Paulo e que em três meses passou por outras 11 cidades de nove estados como Volta Redonda (RJ), Brasília (DF), Juazeiro (BA) e Teresina (PI) - a capital potiguar encerra o roteiro. "O objetivo do projeto é promover educação, cultura e conscientização ambiental", disse Daniela Gentil, gerente de Sustentabilidade da Ultragaz. Para potencializar as visitas durante os quatro dias de exposição, foi feito um trabalho prévio com escolas dos ensinos médio e fundamental.

A empresa ainda mantém ações itinerantes ligadas ao cinema e à música, caso do projeto "Um piano pela estrada" com Arthur Moreira Lima, que circulou pelo RN em dezembro do ano passado.

O critério básico para formatar o conjunto das obras que circulam com o Museu, segundo o curador e crítico de arte Jacob Klintowitz, seguiu dois vértices: "Em primeiro lugar está o próprio valor e a qualidade artística dos trabalhos; em seguida vem a preocupação dos autores em ressaltar uma visão humanista sobre sustentabilidade sem aquele senso comum de defender animais ou pela preservação das florestas. O discurso não pode ser banal, vazio, precisa fazer conexões que suscitem reflexões no público sobre o tema", frisa o curador. "A arte renova o ser humano, cria formas e devolve o brilho e a inteligência das coisas. É capaz de nos emocionar, ensinar, ampliar os horizontes e melhorar a qualidade de nossa vida. A essência da arte é nos revelar os símbolos da humanidade", garantiu.

Sobre a escalação de Fábio Eduardo, Klintowitz informa que o nome foi indicado por instituições locais. "Fizemos pesquisas e consultamos a Secretaria de Cultura (no caso do RN as Fundações José Augusto e Capitania das Artes), então, de certa forma, é uma indicação da própria cidade. Em cada lugar convidamos um artista local".

A exposição "Reciclagem na arte" reúne artistas brasileiros de diversas tendências, e o potiguar Fábio Eduardo expõe ao lado de nomes como Aldemir Martins, Cláudio Tozzi, Floriano Martins e César Romero.

Serviço:

Exposição "Reciclagem na arte", projeto Museu Itinerante Ultragaz, de terça a sexta-feira (29), das 8h às 17h, no Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado, Cidade Alta. Entrada gratuita.

Nenhum comentário: