sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Arte-Docencia: Aula prática Desenhos do corpo humano.

Numa aula de Arte egípcia referente a técnica da Lei da Frontalidade, Tivemos como missão entender primeiramente a formação esquelética humana, para assim pôr em prática a técnica de desenho egípcia. Confira imagens do processo:


















Video-Aula Arte Egipcia. Prof. Fábio Fernandes

Saudações queridos leitores! Hoje posto a vídeo-aula referente a arte no Egito. Bons estudos! 

Sintese  do tema:
O processo de centralização política e a divinização da figura do faraó tiveram grande importância para a construção das primeiras pirâmides. Essas construções, no entanto estabeleceram uma importante revolução na arquitetura egípcia.  A arte dos povos egípcios era bastante padronizada e não valorizava o aprimoramento técnico ou o desenvolvimento de um estilo autoral. 

Geralmente, as pinturas e baixos-relevos apresentavam uma mesma representação do corpo, em que o indivíduo tinha seu tronco colocado de frente e os demais membros desenhados de perfil. No estudo da arte, essa concepção ficou conhecida como a lei da frontalidade. 

A escultura egípcia, ao longo de seu desenvolvimento, encontrou características bastante peculiares. Apesar de apresentar grande rigidez na maioria de suas obras, percebemos que as estátuas egípcias conseguiam revelar riquíssimas informações de caráter étnico, social e profissional de seus representados.

Disponivel em:

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Experimento Docente: Arte de Vanguarda.

ARTE DE VANGUARDA - As estéticas da vanguarda européia que abriram um leque revolucionário no campo da arte visual na transição dos séculos XVIII e XX serviram de base pra elaboração dessas telas em 2015 numa turma de 3º Ano do Ensino Médio. As estéticas estudadas foram "Cubismo, Futurismo, Fauvismo, Surrealismo e Abstracionismo . Após esses experimentos, as obras foram expostas numa feira de ciências.
















quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Video- Arte na Mesopotâmia - Prof. Fábio Fernandes

Já está no aro segundo vídeo sobre a Arte na Mesopotâmia. Confira.


Re-leituras de ABAPORU - Sob a visão de discentes de Jandaíra-RN.

Sabe-se que a sala de aula convencional proporciona aos alunos inumeras possibilidades de aprendizados e também de experimentações cientificas. Nesse caso alguns alunos do 2º ano do Ensino médio estudaram o pensamento filosófico que permeou o movimento modernista brasileiro e seus grandes ícones; entre eles a artista Tarsila do Amaral e seu impar "Abaporu". Eis algumas re-leituras  da obra em destaque, compiladas para esta postagem. 
O trabalho acima, foi feito por uma técnica de pintura com café. O resultado é impressionante!

O trabalho acima, foi feito com uma mescla de giz de cera. 

 Executado com guache

Grafite
Coleção de madeira

Desenho

Por fim, expressar a liberdade de possibilitar re-leituras sempre torna o aprendizado em artes mais util e funcional. Docetes. Segue a dica.