quarta-feira, 29 de junho de 2011

Viajando pelo RN (Arraiá 100% Ferroviário)


Viajando pelo RN, ví na cidade de Assu uma quadrilha estilizada muito bacana, não é porque seja de minha cidade natal, mas foi de grande alegria ver que essa forma de manifestação cultural, pode contribuir com a permanência viva da tradição junina no nosso estado em especial. Falo do arraiá 100% Ferroviário, de minha querida Lages do Cabugi -RN.
Não me contive em ver somente a beleza das coreografias, mas sim a dramaturgia que se criou baseada em um elemento simples; O Balão junino, que de certa forma, oscila entre uma tradição do período junino e ao mesmo tempo pode ser um causador de incêndios no meio ambiente, ví uma temática que mostrava o fator social e ao mesmo tempo acendia a chama cultural da tradição, vi tamanha beleza nos elementos cênicos, como um balãozinho que acendia-se nas costas dos componentes, remetiam a magia das luzes e sem deixar que esse fator estético sobressaísse a bela coreografia proposta pelo grupo. Um fator positivo que na minha opinião pessoal como leitor da obra artística, foi o fato de usarem uma criança pra representar a imagem do balão, era um menininho muito simpático que remetia a uma ludicidade¹ contida na temática a principio tão vaga, ou seja- ponto positivo pro grupo.
Outra qualidade que se mostrou latente, foi a banda de forró que tocava ao vivo, ao contrario de maior parte de quadrilhas que sempre observei, confesso não ser um perito no assunto, mas foi arrebatador ver o conjunto musical empolgado, bem ensaiado em cena, logo me remeteu a uma velho ditado que diz "quem sabe faz ao vivo", por fim fui parabenizar um componente do grupo que por sinal é meu amigo, o Ailton, ele ficou feliz pelo comentário, mas creio que ele percebeu a minha cara de felicidade quando falei que não sabia que em minha cidade natal que a mais de 20 anos a deixei tivesse um grupo que muito se mostrou fiel e digno ao respeitar o ritual da cultura. Bem, a quadrilha pela qual passei a torcer ficou em terceiro lugar, mas pra mim o que valeu foi ver um belo show que não tem 1ª colocação que tire a beleza e a garra destes artistas.


Glossário
Lúdicidade - Qualidade do que é lúdico
Ludico - Relativo a jogo ou divertimento. = recreativo
2 Que serve para divertir ou dar prazer.



Nenhum comentário: