quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cancelado o Auto de Natal 2011

Depois do protesto (no qual fiz parte do elenco) na primeira edição do Auto de Natal realizado pela atual gestão da prefeitura, em 2009, seguido por polêmicas envolvendo a montagem de 2010 além dos boicotes e da falta de pagamentos aos artistas, o Auto de Natal 2011 foi cancelado.

A justifica é falta de recursos. A informação foi repassada pela atriz e jornalista Carol Reis, no Facebook. Segue a íntegra da mensagem.

URGENTE: O Auto de Natal 2011 que seria apresentado pela Prefeitura de Natal, dentro da programação do NATAL em NATAL, foi CANCELADO. O elenco foi informado hoje, (31) que por incapacidade da prefeitura os recursos para o evento não foram liberados. Ao grupo de atores e bailarinos que já estavam em processo de montagem foram garantidos apenas R$ 1.000 de ressarcimento a serem pagos no mês de janeiro. Agora, resta ao Presente de Natal, evento particular, suprir mais uma falha da gestão municipal.

O Auto de Natal deste ano teria texto de Edson Soares (por sinal, o mesmo texto dos anos anteriores) e direção de Diana Fontes. Contaria com 68 artistas.

Minha amiga e colega de universidade Carol Piñeiro deixou seu ponto de vista via facebook a respeito do fato:

"Sou artista. Não participo do Auto de Natal desde 2008 (única vez) fiz apenas mais um teste e desisti, mesmo precisando de dinheiro. Bateu a vontade esse ano, confesso, sem hipocrisias. Eu ainda preciso de dinheiro e sempre vou precisar.
Por mais que muitos amigos que eu acredito no trabalho participem ano após ano nesse evento, eu acredito que o Auto de Natal seja mais um evento POLÍTICO do queARTÍSTICO. A cada gestão o evento sofre abusos ou apadrinhamentos.

Artistas, dessa vez vocês nem vão chegar a apresentar, ensaiaram pra na-da. Não está na hora de tomar uma consciência política? O Auto de Natal sempre acontece, aos trancos e barrancos, explorando artistas, porque SEMPRE tem gente lá. Todo mundo precisa de dinheiro, mas já passou da hora da classe artística local se organizar e criar alavancas para que esse tipo de situação não aconteça mais. NÃO TOPAR TRABALHO FILHO DA PUTA é uma dessas posturas por exemplo. Trabalho sem contrato? Me poupe! Contrato se assina no primeiro dia, não no dia do pagamento. Se você for substituído ANTES de apresentar, quem garante que vão pagar seus ensaios e o tempo que você permaneceu no processo?

Tenho amigos que estavam trabalhando no FALECIDO AUTO DE NATAL 2011 que foi CANCELADO HOJE, dia 1 de dezembro, no mês do evento. Acho um absurdo artistas serem dispensados de um local de trabalho sem NENHUMA garantia, apenas com promessas. Promessas de uma prefeitura que hoje, somente hoje, disse que não tinha verba pro evento (mas que tem verba pro Carnatal).

Espero sinceramente que esse fato contribua pra Natal ACORDAR. E que quem trabalhou receba, justamente assim como deve ser em QUALQUER TRABALHO."


Só posso chegar a uma conclusão; o clima está tenso.


Fonte

http://revistacatorze.com.br/2011/auto-de-natal-2011-cancelado

Nenhum comentário: