quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ARTISTAS CIRCENSES COMEMORAM O DIA DO PALHAÇO.

Poucos sabem, mas dia 10 de dezembro é o dia do palhaço. Artistas circenses do Brasil inteiro comemoram esta data com muito sorriso no rosto e alegria na alma.

Em Natal, pelo segundo ano consecutivo, algumas companhias como Circo Grock, Tropatrupe, Trotamundos e vários artistas independentes irão realizar no Circo Grock às 10 horas da manhã do dia 1
0 de dezembro, um espetáculo inteiramente gratuito para 150 crianças advindas das casas de passagem e aldeias infantis (rede de acolhimento à crianças destinadas para adoção) e também do Grupo de Apoio à criança com câncer – GAAC, com vários números como malabares, pernas de pau, palhaços, acrobacias, muita pipoca, algodão doce e ainda com direito a comemorar o aniversário de um dos palhaços presentes na festa.

Lembrados e adorados há mais de quatro mil anos, os palhaços são figuras que, com roupa desengonçada, calça largada, andar atrapalhado e sapato exagerado, conseguem tirar o público do seu mundo de preocupações para simplesmente sorrir a vida, porque afinal... alegria contagia!

Atualmente, os palhaços romperam a fronteira do circo e cumprem sua função social, seja em circos, palcos, hospitais ou na rua, fazendo-nos lembrar que sorrir é ainda o melhor remédio para curar todos os males!


“Acreditamos que uma ação social é o melhor “protesto” que podemos fazer para lembrar a sociedade e aos gestores públicos que a figura dos artistas circenses como os palhaços, necessitam não somente serem lembrados pelo riso, mas também de políticas culturais específicas para o circo, dada a situação crítica que os mesmos enfrentam no Brasil pela falta de apoio, infra estrutura, etc, fazendo com que se esqueça desse patrimônio cultural valiosíssimo”, disse o artista e palhaço Zeca Santos.

O Brasil tem queridos e inesquecíveis palhaços como: Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca, Pimentinha, Torresmo, Bozzo, Pururuca, Picolino, entre outros.

Nenhum comentário: