sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Artistas unidos,policia de clichê!










Hoje às 10h aconteceu um fato que muito me deixou feliz, pois um grupo de artistas de vários seguimentos (Dança,teatro,música e artes visuais) fizeram uma mobilização em frente a governadoria do estado do RN à senhora Vilma Maria de Faria.O motivo da reivindicação de nossa classe foi devido a falta de respeito aos artistas de nossa cidade e consequentemente do estado.
O motivo, foi a paralisação do espectáculo teatral "A festa do menino Deus", que consequentemente deixara muitos profissionais que trabalhavam por dois meses à deriva literalmente. O que me deixou indignado, foi o fato de os nosso queridos policiais acharem que nós como artistas iríamos depredar o prédio da governadoria, pela belíssima cara de soldado inglês que fizeram ao ver que os artistas estão acordando e mostrando que assim como eles, somos cidadãos e pagamos impostos pra mantê-los com suas caras pálidas.
Um fato que chocou todos nós foi quando alguém falou que iria "pegar" os instrumentos musicais pra reforçar a manifestação, então eles entenderam que os "instrumentos" que iríamos trazer eram armas, nossa que coisa incrível! Ainda não esqueço quando disseram pra eles, "instrumentos são musicais, não são armas, vocês não sabem o que é teatro,música, dança... afinal somos artistas não vândalos..." e assim pediram reforço policial pra nos "conter" e por um triz não nos trataram com violência como na grande parte dos casos é de praxe.
Enfim nós como artistas sem medo das panelinhas politicas encaramos toda a situação sem parar de se preocupar com as rodinhas que se formam pra pôr alguns lá em cima e uns em baixo. Foi conquistado a promessa de voltar o espectáculo e veio alguns questionamentos sobre criar uma cooperativa de artistas para termos nossos direitos mais sólidos.
Mas o que me veio na memória a todo momento foi quando vendo a atitude dos "homi" em perguntarem se conheciamos a constituição brasileira, de forma tal como se fossemos analfabetos, uma vez que a maioria de nós era universitário, enquanto o nível da policia é ensino médio.
"Somos artistas, não ignorantes, lemos, pesquisamos e sabemos o que defendemos. Não homens que só vêem a força física como saída pra todos os problemas"


Por :Fabinho Fernandes


http://www.correiodatarde.com.br/editorias/urgente-50644

Nenhum comentário: