quarta-feira, 17 de abril de 2013

O teatro que quer imitar a TV. (opinião)


Ao ler o seguinte artigo, lembrei de muitas produções teatrais que se aproveitam do sucesso de produções animadas da TV, para assim "garantirem" o respectivo retorno financeiro e ou simplesmente manter a cena teatral ou algumas casas de teatro funcionando. Na minha interpretação singular notei um certo radicalismo por parte do artigo em destaque, mas como creio que a arte é pre ser discutida e através do seu diálogo constante suprir nosso deleite ou (des)necessidade intelectual e pessoal.

DESENHOS DA TV NO TEATRO, VÊ SE PODE?


Por:  Paulo Sacaldassy

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que sou e sempre fui fã de desenhos animados, aliás, eles também contribuíram na minha decisão por escrever. Quando criança, não perdia um, e hoje, mesmo sendo mais difícil, por conta dos compromissos, sempre que posso, dou um jeito de dar uma espiada em alguns dos meus desenhos favoritos, mas sempre gostei de assisti-los ali, na tela da TV, acontece que hoje em dia, resolveram levar alguns deles para os palcos do Teatro.

Desenhos da TV, é da TV, não tem nada a ver com teatro, teatro é outra coisa. Mas a cobiça, travestida de desculpa mercadológica e que no fundo não passa de ação oportunista, faz com que muitos produtores estejam produzindo espetáculos de teatro com personagens de desenhos que fazem sucesso na TV. Puros espetáculos caça-níqueis e que não acrescentam nada para a difusão e popularização do Teatro. São entretenimentos, e só!

Levar desenhos que as crianças assistem incansavelmente por horas e horas, confortavelmente em seus sofás para o palco do teatro, só tem um fim: o financeiro. É a busca do lucro fácil e a certeza de casa cheia, nada mais, esse é o intuito dessas produções. Já os espetáculos de teatro infantil de muitos grupos, mal conseguem espaços para suas apresentações e quando conseguem, quase não tem público.

Ver espetáculos apoiados em desenhos da TV ocupando espaço de grupos de Teatro que lutam para levar a arte do Teatro até a primeira infância, definitivamente não me agrada. Não é uma disputa justo, e muito menos limpa. Perde-se um tempo precioso oferecendo o quê? Nada! E cultura que é bom fica relegada a alguns poucos bem aventurados, enquanto as raposas embolsam os lucros fáceis.

É claro que é legítimo o direito de se produzir espetáculos calcados em personagens de desenhos animados da TV e cada um é livre para buscar a melhor maneira de como faturar o seu quinhão no mundo do entretenimento, mas uma coisa é líquida e certa, a dramaturgia infantil, definitivamente, não precisa dos desenhos da TV. Como diz o povo: cada um no seu quadrado. Desenhos, na TV e teatro infantil, no Teatro.

Eu sei que não há nada o que se possa fazer, apenas protestar e demonstrar o meu enorme desapontamento com aqueles que buscam lucrar com espetáculos baseados em desenhos animados da TV, que nada tem a ver com a história do teatro infantil no Brasil e no Mundo. O Teatro Infantil é um celeiro de ótimos dramaturgos, com histórias maravilhosas e encantadoras, capazes de seduzir qualquer criança sem a ajuda de nenhum dos desenhos da TV.

Agora, preciso terminar este artigo, pois senão perco o episódio do meu desenho favorito que já está quase para começar. E como não é todo dia que tenho tempo pra isso, vou ficando por aqui, pois desenho de verdade eu gosto de assistir na TV. Ah, antes que eu me esqueça, quero afirmar que no Teatro eu gosto mesmo é de ver uma peça de verdade.


Colaborou: Poucas Palavras de Paulo Sacaldassy; Foto: Peça "Os Smurfs"

Nenhum comentário: