Em série intitulada "Half", o fotógrafo inglês Roman Sakovich nos dá um vislumbre das diferenças visuais drásticas que o abuso de substâncias pode causar.
Roman apresenta imagens compostas pelo antes e depois, e nos mostra duas linhas de tempo: à esquerda, um não-usuário de drogas; à direita, um viciado em drogas. Com esse projeto, Roman deseja expor as escolhas que podemos fazer para mudar nosso destino favoravelmente, ou não.
O projeto foi inspirado em parte pela experiência dos próprios amigos de Roman. Ao mostrar o antes e depois de imagens de indivíduos no mesmo quadro, suas fotografias revelam a natureza Jekyll e Hyde exposta por drogas psicoativas.
Uma boa dose de Photoshop foi usada para produzir as imagens, no entanto, o fotógrafo afirma que a maioria dos efeitos foi criado em sua própria câmera, enquanto as pessoas são figurinistas contratados. As transformações foram geradas por uma fusão de composições de design. O resultado visual é impactante. De um lado, vemos o rosto de uma pessoa que até então não usou drogas ao longo de sua existência; por outro lado, observamos cicatrizes e deformações na sua aparência após boa parte da vida sob o uso de drogas.
Roman admite que seu projeto "Half" é, na verdade, um olhar estereotipado e talvez superficial do abuso de substâncias. Mas não deixa de ser eficaz.
O fotógrafo promove ao espectador uma ótima visualização dos efeitos nocivos do uso de drogas em nossos corpos. Confira as imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário