quinta-feira, 27 de março de 2025

Alzira mulher, vira filme e entra na galeria de obras cinematográficas do audiovisual potiguar

O cinema potiguar no cenário atual tem expandido suas produções e consequentemente ganhado muita notoriedade no meio artístico no ramo do  audiovisual. dentre as inúmeras produções, uma que se apresenta como produção independente de relevância é  o filme Alzira Mulher, uma obra cinematográfica que reflete as memorias de Alzira Soriano, a primeira mulher eleita prefeita de toda américa latina. A história tem como objetivo central a presentar uma jovem moça do interior potiguar que recebe influencias políticas, enfrenta uma sociedade machista da década de 20 e se consagra como a primeira prefeita da américa latina.

O Coronel Miguel Teixeira, sempre incentivou Alzira a seguira na carreira politica. Ele vai ser sua maior influencia.

As locações e ambientações do filme foram gravadas em Lajes, Fernando Pedroza e em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.

Alzira é uma jovem moça que reside na fazenda primavera, no pequeno povoado de Jardim de Angicos. Ela sempre recebeu influencias do seu pai, o coronel Miguel Teixeira, que constantemente a incentivava a prosseguir ajudando na sua carreira política, mesmo sabendo que na década de 1920, mulheres não tinham direito a votar muito menos concorrer a cargos eletivos. Mesmo assim, enfrentando o modelo patriarcal, ela consegue suportar alguns conflitos pessoais, sendo reconhecida pela sua postura de liderança, o que desperta na ativista feminista Bertha Lutz e no senador Juvenal Lamartine a incentivarem a moça a concorrer uma vaga à prefeitura de Lajes/RN. Esse ato de empoderamento, contribui para que Alzira quebre o paradigma social, ao se tornar a primeira prefeita eleita democraticamente de toda américa latina. 

Juvenal Lamartine recebe a visita de Bertha Lutz no palácio do Governo pra tratar sobre a candidatura de Alzira. 

Na década de 1920, em meio a uma sociedade altamente patriarcal e conservadora, Alzira Soriano ganha visibilidade ao se tornar a primeira prefeita da américa latina. 

A historia de Alzira cita também, a força e a lida do homem sertanejo. Esse laço com a raiz do homem forte da caatinga é nítido em meio ao texto.  

TEASER

@juventudeteatrallajense

Alzira Mulher, a trajetória da primeira prefeita é um filme totalmente potiguar, contemplado pela Lei Complementar nº 195/2023 Paulo Gustavo de fomento a cultura/RN, com texto e  direção de Fábio Fernandes, direção de arte e fotografia de Everton Fernandez e a coprodução de Vienio Leonardo além da atuação brilhante do grupo Juventude Teatral Lajense. 


Elenco:

Ana Beatriz
Maria Isabeli
João Heitor
Fábio Fernandes
Ericlecia Marques
Rubens Adriano
Wallace Mauricio
Natã Pedro
Giovana
Carlos Emanuel
Ingryd Santos
João Helio
Clara Moreira
Marlos
Tacio Lourenço
Sabrina
Thiago Paiva
Alice Palhares
Vienio Leonardo

Staff
Everton Fernandes
Vienio Leonardo
Natã Pedro
Pedro Pegado
Clara Moreira
Washington Potiguar

Narração teaser 03
Rayane Karla

Direção geral
Fabio Fernandes

🎥 STUDIO DOM CIATIVO 📽

Nenhum comentário: