quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Analise do espetáculo Alzira mulher





O espetáculo nos  mostra  que as mulheres podem sim ter os mesmos direitos que os  homens, só resta elas quererem e lutar. Luísa Alzira Teixeira Soriano  foi uma mulher que lutou para que isso acontecesse, até que se tornou a primeira prefeita da América Latina virando noticia mundial, tanto que influenciou muitas mulheres a lutarem por seus direitos e sonhos. A mensagem em destaque é a luta e persistência de uma mulher que vivia em um mundo totalmente machista onde os homens eram superiores as mulheres, porém ela mostrou que era possível quebrar paradigmas. Mesmo antes das mulheres conquistarem o direito do voto ela se candidatou a prefeita e ganhou com 60% de maioria. 

A trilha musical fez com que nos sentíssemos na época retratada, e as letras tinha muito haver com a historia que se passava, elas falavam sobre as mulheres e também da formação cidade de Lajes onde Alzira foi eleita, elas nos passaram muito bem as mensagens desejadas.

Os atores conseguiram muito bem reviver os personagens, mas tenho dois pontos para ressaltar, que são as falas que por serem gravadas alguns não se importaram tanto, e estavam meio que perdidos, e na hora da morte do personagem Thomaz Soriano a atriz que interpretou Alzira podia ter chegado mais perto dele para sofre junto com seu marido, pois na vida real com certeza ela iria esta junto a ele.

A produção de arte e cultura é muito importante pois ela traz para nossa sociedade conhecimentos e sentimentos profundos em diferentes áreas da vida como na expressão do ser humano que é a função mais conhecida, mas também pode ser uma forma de terapia, de comunicação, uma forma de abrir o leque e democratizar a educação pois nos traz diferentes tipo de aprendizados, em fim a arte e cultura estão muito ligadas à essência humana, ela é a força que move e conecta as pessoas. Se a sociedade é feita de pessoas, logo, ela é feita de arte e cultura.

O espetáculo foi muito importante pois trouce a historia de uma pessoa incrível e muito importante que não tem seu devido conhecimento na sociedade, o espetáculo faz com que as pessoas aprendam sobre suas origens e a se lembrarem que o que temos hoje devemos a pessoas como Alzira que dedicaram suas vidas para lutar pelos direitos da nossa sociedade.


 
                                         


TEXTO: Isabela Leocádio

domingo, 25 de novembro de 2018

Arcésio Andrade (Músico)


Nesta postagem apresento o perfil de um artista que recomendo, alem de um bom companheiro de trabalho, um músico que vale a pena dialogar artisticamente.
Músico e compositor. Participou dos arranjos musicais de alguns trabalhos do compositor Alvamar Medeiros. Possui composições gravadas por Margareth Menezes e a cantora potiguar Nara Costa. Foi vencedor da segunda edição do Festival da Canção Potiguar realizado pela Assembléia Legislativa do Estado, com a canção “Abraço do Mar”. Classificou-se para apresentação em público no V MPBeco em 2010, Forraço 2011 e recentemente teve duas músicas classificadas para o Festival da FM Universitária de Natal (FMPB). Pesquisador da cultura popular, traz para as suas composições elementos característicos, como a sonoridade da Viola Caipira e os seus ritmos. Formou-se Bacharel em música com habilitação em violão em 2004 pela UFRN. É professor de ensino fundamental na Escola Municipal Profª. Maria Madalena da Silva em Baixa do Meio, município de Guamaré/RN. Com os seus alunos desenvolve oficinas de música extra-classe onde valoriza a cultura afro-descendente com o grupo percussivo de Maracatu Nação Ouro Negro, e a música popular com o grupo vocal Quarteto Madalena e o Coral Infantil Madalena. É Coordenador Artístico da Escola de Música e Dança de Baixa do Meio, PRO-ARTE, um projeto social financiado pela prefeitura de Guamaré em parceria com a organização não governamental (ONG) ASPAM.
Ouça Arcésio Adrade

Recordando minhas vivencias com o teatro de Rua (Cia Alegria Alegria)

Nessa postagem recordo a vez em que fui até Campina Grande na Paraíba com a Cia Teatral Alegria Alegria. Nesse dia, eu fazia parte do elenco da CIA TEATRAL ALEGRIA ALEGRIA de Natal-RN, e fomo nos apresentar em Campina Grande PB, o espetáculo As aventuras de Pedro Malazartes. Sempre fui um homem de teatro. Viva a cultura popular.

BRINQUEDOS CHAPADOS #2 - PAREDÃO PA-PA-PA


No segundo episodio de "Brinquedos Chapados" resolvi expor um pouco a pluralidade musical do Brasil. PAREDÃO PA-PA-PA conta um pouco da realidade dos paredões de som quando são confrontados com a policia. Até quando ouvir um som é considerado poluição sonora? Fica aqui nossa reflexão.

 

ALZIRA MULHER (ELOY CIA TEATRAL) 2018

Na  integra o espetáculo "Alzira Mulher" dirigido por mim na IV FLILAJES, no qual relata alguns fatos marcantes da trajetória de Alzira Soriano até o seu pleito de primeira mulher prefeita da América latina em meio a um contexto social excludente e altamente machista-patriarcal.


domingo, 18 de novembro de 2018

BRINQUEDOS CHAPADOS # 1 - "DINOSSAUROS FANÁTICOS PELO METEORO"


Fala pessoas que acompanham o blog "O Marical"! Depois de algum tempo sem atualizar  essa plataforma, eis que retorno com pique pra postar com mais frequência. Hoje vou evidenciar uma web serie de animação que criei e disponibilizo no meu canal do YouTube. "Brinquedos Chapados" é uma animação que conta alegorias sobre o cotidiano, expressa fatos sociais que buscam refletir pelo universo da critica e auto-reflexão em meio aos caos.

"DINOSSAUROS FANÁTICOS PELO METEORO" reflete um perfil onde reina o fanatismo, seja em qualquer vertente. Nesse caso, os dinossauros protestam pelo meteoro gigante, porém o poupançudo da caixa tentou "abrir os olhos" dos fanáticos, porém, nem só de evidencias vivem os seres entregues ao fanatismo.


CONFIRA O EPISODIO 1

sábado, 3 de novembro de 2018

ALZIRA MULHER - FLILAJES 2018 (Eloy CIA Teatral)


Apresentação do espetáculo Alzira Mulher na IV FLILAJES, no qual relata alguns fatos marcantes da trajetória de Alzira Soriano até o seu pleito de primeira mulher prefeita da América latina em meio a um contexto social excludente e altamente machista-patriarcal.

CONFIRA NOSSA APRESENTAÇÃO:


segunda-feira, 2 de julho de 2018

Centenário de Athos Bulcão - Artista brasiliense


Athos Bulcão completaria hoje 100 anos de idade (foto: Fundação Athos Bulcão/Divulgação )
O pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão completaria nesta segunda-feira (2/7), 100 anos de idade. De sangue carioca e brasiliense de coração, foi justamente na capital federal recém-construída que o artista plástico emplacou sua arte, tornando-se uma das maiores referências no país. 
Resultado de imagem para Athos Bulcão
Famoso pelos quadradinhos coloridos nos azulejos, destacam-se a modulação e o grafismo criados com base nas formas geométricas. A arte de Athos vai desde a pintura em tela a fotomontagens, gravuras em desenhos, máscaras, objetos, cenários para teatro e artes gráficas, com contribuições espalhadas pelos monumentos da cidade. O talento dele pode ser apreciado nos murais, painéis e relevos para os edifícios do Congresso Nacional, Catedral, Igrejinha, Teatro Nacional Claudio Santoro, Palácio do Itamaraty, Palácio do Jaburu, Memorial JK, Capela do Palácio da Alvorada, Hospital Sarah Kubitschek e no aeroporto.  
Imagem relacionada
Com tal notoriedade, os trabalhos de Athos Bulcão estão espalhados por diversos estados brasileiros e até fora do país. Em Minas Gerais é possível se encantar com suas obras na Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, e no Tribunal de Contas do Estado. 

Imagem relacionada
Já no Rio de Janeiro, terra onde nasceu, os moradores e turistas deparam-se com obras no Condomínio Casa Alta, no conjunto de edifício de apartamentos na Rua Curpetino Durão, na Fundação Getúlio Vargas, no Hospital da Lagoa, entre outros.
Imagem relacionada
Em Recife é vista no Edifício Gropius, em Salvador na Igreja da Ascensão do Senhor e Estação de Transbordo da Lapa. Há contribuições também no Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Maranhão. 

Fora do país, o artista conta com obras nas embaixadas do Brasil em Buenos Aires, Cabo Verde e Nova Délhi, além de outros trabalhos com Oscar Niemeyer, onde desenvolveu projetos com o arquiteto na na França, Itália e Argélia.
Resultado de imagem para Athos Bulcão google
Em entrevista ao Correio em 2017, o artista Bené Fonteles, um dos amigos mais próximo de Athos, pontuou que "nenhum artista no mundo tem tantas obras em convivência com seu povo. São mais de 200 que já fazem parte do imaginário, dos candangos aos novos brasilienses." 
Resultado de imagem para Athos Bulcão google
Já para Danilo Vale, formado em desenho industrial na Universidade de Brasília (UnB), a relação de afeto com Athos Bulcão tem explicação na constância com a qual os habitantes da capital se deparam com as obras do artista. "A cidade, por si só, já influencia a vida de qualquer pessoa criativa. E quando vejo os azulejos, eles me remetem a momentos", explica. "Athos trouxe cor para os prédios e mais afeto para o modernismo da cidade."
Imagem relacionada
Quem entra no site do Google, se depara com uma homenagem que a empresa americana presta para o artista. Com um doodle na página inicial, o nome "Google" aparece escrito em azulejos, com em amarelo, azul, preto, laranja, relembrando algumas das principais obras de Athos Bulcão. 
Resultado de imagem para Athos Bulcão google
No início do ano o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), lançou catálogo em homenagem ao centenário do artista, com uma mostra que contempla diferentes fases da carreira do pintor. 


MATERIA DISPONIVEL EM:
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2018/07/02/interna_diversao_arte,692295/principais-obras-de-athos-bulcao-em-brasilia.shtml  

IMAGENS :
http://www.fundathos.org.br/

terça-feira, 12 de junho de 2018

Desenho Fácil - Fábio Fernandes

Pensando na contribuição e incentivo a produção artística, busquei como professor de arte criar uma série de videos chamada "Desenho Fácil", e como isso divulgar na rede algumas propostas de desenhos super fáceis.
 Confira os programas e aprenda a desenhar fácil...


 Cartoon

Bola de futebol


Garrafa de coca-cola


Estrada esburacada

,

Goblin 
(Clash Royale)


Esses foram os 5 primeiros videos. Logo postarei os outros que complementam a primeira temporada do Desenho Fácil.

Até breve!

terça-feira, 1 de maio de 2018

IDIOtÔMETRO #5

As tirinhas semanais começam com um assunto que é muito sério. A IDIOTÔMETRO Tirinhas não apoia o abuso sexual infanto-juvenil. Afinal, também somos uma página social. Não se cale, denuncie  qualquer forma de violência.



Emprego alternativo

Cultivando o perdão...


Milagre compensatório...

Conjuntivite: Doença do cão 1
Conjuntivite: Doença do cão 2 


Pra todo pé, tem uma havaiana disponível (Ou não).

Coisas do Brasil né?

Greve com motivos fúteis...

A lá PROERD... O PROERDIII é um pograaaaaaaaaaaama... Uproerdiiiiéumpogrãããããããmmmmmmmmmma...

~
Turma dedicada na contextualização...

Quem rir vai pro inferno...



Pra mais tirinhas:
https://www.facebook.com/IDIOTOMETROTIRINHAS/?modal=admin_todo_tour



segunda-feira, 23 de abril de 2018

Mitos da gratidão

Sou grato ao deus Tupã por ter criado a vida e Guaraci (sol) e permitir que eu vivesse no mundo. Tambem agradeço a deusa Gaia (Grécia) por ter colocado ordem no Cáos e criar a vida na terra... E também deixar uma forte gratidão ao deus Amon-Rá (Egito) por ter criado a terra e tudo que nela há. Valeu Saci, Curupira, Hórus, Anúbis, Osiris... Vocês poetizaram a vida!

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Idiotômetro #4

A saga das charges continua:

O diálogo das aves é sempre salutar...

Conselhos e respostas sempre objetivas

Não vou me matar, porque deus deu a vida e só ele pode tirar né?

Sobre a intervenção militar pro outro num sabe?

O que importa é ser exemplo... Faça o que digo mas não faça o que eu faço...

Ah, mas nenhum hetero apanha na rua por ser hetero... 

Um fã de nossas tirnhas divagou e virou charge de repente...
Quando um membro da igreja mundial morre...


Ah! Foda-se! Ja chutei o pau fa barraca mesmo!
Ta tão tenso que acho que essa piada é muito veridica...

Monólogo "Secas" - Por Fábio fernandes

Nesse monólogo, busquei vivenciar as palavras escritas pelo poeta açuense Renato Caldas.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

#Literatura: Lidiane Cristina lança o livro "As Vezes que lhe Amei"

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Hoje venho  apresentar uma sugestão de leitura muito bacana. A escritora açuense Lidiane Cristina lança seu primeiro livro de poesias. "As Vezes que lhe Amei" traz uma coletânea de poemas que envolve o leitor a uma especie de nostalgia constante, uma amostra de saudosismo solitário, endogenia com tons dramáticos, bucolismo e um certo existencialismo a partir de sua literatura.

Alguns desses textos foram publicados em nosso blog e anos depois se configurou nessa obra literária especial. Fica aqui minha dica de leitura. Para amantes do gênero uma obra essencial, já para quem não é muito fã do estilo, tenho certeza de que vai curtir as divagações contidas nesse livro.


"...Não sei de quê me privo nem de quê me esbaldo, ainda que eu tenha me prolongado a piscares de olhos e me permitido ser estapeada pelo vento..."

Saiba mais sobre a autora: 

| Você pode garantir seu exemplar de "As vezes que lhe amei" diretamente pela Amazon (versão pdf): https://www.amazon.com/Vezes-Que-Lhe-Amei-Por…/…/ref=sr_1_1… ou no site da autora: http://www.lidianecristina.prosaeverso.net/livros.php
| O livro físico está disponível somente no site da autora.

domingo, 1 de abril de 2018

XIII FESTUERN abre inscrições para seleção de escolas



 O XIII Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) publica edital da seleção de escolas. As inscrições para a seleção dos grupos de teatro escolar serão realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição on-line disponível em https://festuern.wixsite.com/festuern.
As inscrições ocorrerão entre os dias 27 de março a 27 de abril de 2018. Serão selecionadas até trinta peças teatrais. Cada grupo participante deverá ser composto por, no máximo, 20 pessoas, incluindo diretores artísticos, atores, técnicos, entre outros. O grupo poderá ter na sua composição, no máximo de dois participantes não pertencentes à escola. O resultado parcial da seleção será divulgado no dia 15 de maio de 2018 no site do XIII FESTUERN. A notícia é do site da UERN.Clique aqui e acesse o Edital Seleção de Escolas.

Idiotômetro #3 (Charges da semana)

A página "Idiotômetro" de Fábio Fernandes, apresenta as charges da semana.


 Quando eu acredito que só minha arte é a verdadeira...
... A direita do Brazéu e sua pontaria...


ESSO - VÁRZEA DA CAATINGA (2017)

O cenário musical potiguar  apresenta mais um magnifico trabalho. O músico Esso Alencar  apresenta "Várzea da Caatinga". Sou suspeito em falar do resultado dessa obra, pois sou um ouvinte-nato desde "Bossa Nostra", mas creio que se você é um consumidor de arte potiguar, com certeza vai gostar  desse  trampo do Esso.


Várzea da Caatinga é o 3º disco de estúdio de Esso.

Segundo o release : O disco, assim intitulado em referência ao nome antigo de sua cidade natal, tem como base percussiva instrumentos tradicionais nordestinos, como o zabumba e o trianglo, e mistura às canções sonoridades mais roqueiras e jazzísticas através da guitarra e piano elétrico.


VÁRZEA DA CAATINGA
forrós magnéticos


00:00 Metamorfose A
05:17 Vício Antigo
08:47 Lambança
14:28 Boi Descanço
19:00 Doideira
23:50 Falsos Deuses
26:35 Waziu
29:42 Chote da Xuva
33:43 Sanfona, Suor e Sertão
38:05 Presente Amigo
44:07 Dentro da Noite
48:39 Rolê de Chinelada
59:05 Canturia da Miséra e da Afrição
(Goío / A. Manu / L. Luthier / Esso A.)




domingo, 25 de março de 2018

"Idiotômetro"

Aqui mais algumas charges da série Idiotômetro. 
By: Fábio Fernandes
Certo dia os óvnis resolveram fazer visita no universo e tiveram o azar de cruzar logo com a terra.

Enquanto isso no paraíso, Adão e Ivo se divertem com a cobra...

 Embora não curta Realites Shows...
Sobre cursar Biblioteconomia...
 Sobre cursar Teatro...
Sobre a Heteronormatividade
 Aquele famoso "mas"...

Enquanto isso na pelada de Bolsonaro...

 Acharam a panela do pato da fiesp
 Pato da fiesp e sua historia de vida...
Somos todos iguais...
Pobre diabo, sempre culpado...
 Versão do diabo...

 O melhor pedaço de frango é do papai...

Nascer mulher tem lá suas desvantagens sociais...