quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Analise do espetáculo Alzira mulher





O espetáculo nos  mostra  que as mulheres podem sim ter os mesmos direitos que os  homens, só resta elas quererem e lutar. Luísa Alzira Teixeira Soriano  foi uma mulher que lutou para que isso acontecesse, até que se tornou a primeira prefeita da América Latina virando noticia mundial, tanto que influenciou muitas mulheres a lutarem por seus direitos e sonhos. A mensagem em destaque é a luta e persistência de uma mulher que vivia em um mundo totalmente machista onde os homens eram superiores as mulheres, porém ela mostrou que era possível quebrar paradigmas. Mesmo antes das mulheres conquistarem o direito do voto ela se candidatou a prefeita e ganhou com 60% de maioria. 

A trilha musical fez com que nos sentíssemos na época retratada, e as letras tinha muito haver com a historia que se passava, elas falavam sobre as mulheres e também da formação cidade de Lajes onde Alzira foi eleita, elas nos passaram muito bem as mensagens desejadas.

Os atores conseguiram muito bem reviver os personagens, mas tenho dois pontos para ressaltar, que são as falas que por serem gravadas alguns não se importaram tanto, e estavam meio que perdidos, e na hora da morte do personagem Thomaz Soriano a atriz que interpretou Alzira podia ter chegado mais perto dele para sofre junto com seu marido, pois na vida real com certeza ela iria esta junto a ele.

A produção de arte e cultura é muito importante pois ela traz para nossa sociedade conhecimentos e sentimentos profundos em diferentes áreas da vida como na expressão do ser humano que é a função mais conhecida, mas também pode ser uma forma de terapia, de comunicação, uma forma de abrir o leque e democratizar a educação pois nos traz diferentes tipo de aprendizados, em fim a arte e cultura estão muito ligadas à essência humana, ela é a força que move e conecta as pessoas. Se a sociedade é feita de pessoas, logo, ela é feita de arte e cultura.

O espetáculo foi muito importante pois trouce a historia de uma pessoa incrível e muito importante que não tem seu devido conhecimento na sociedade, o espetáculo faz com que as pessoas aprendam sobre suas origens e a se lembrarem que o que temos hoje devemos a pessoas como Alzira que dedicaram suas vidas para lutar pelos direitos da nossa sociedade.


 
                                         


TEXTO: Isabela Leocádio

Nenhum comentário: