Numa aula de Arte egípcia referente a técnica da Lei da Frontalidade, Tivemos como missão entender primeiramente a formação esquelética humana, para assim pôr em prática a técnica de desenho egípcia. Confira imagens do processo:
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
Experimento Docente: Arte de Vanguarda.
ARTE DE VANGUARDA - As estéticas da vanguarda européia que abriram um leque revolucionário no campo da arte visual na transição dos séculos XVIII e XX serviram de base pra elaboração dessas telas em 2015 numa turma de 3º Ano do Ensino Médio. As estéticas estudadas foram "Cubismo, Futurismo, Fauvismo, Surrealismo e Abstracionismo . Após esses experimentos, as obras foram expostas numa feira de ciências.
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Re-leituras de ABAPORU - Sob a visão de discentes de Jandaíra-RN.
Sabe-se que a sala de aula convencional proporciona aos alunos inumeras possibilidades de aprendizados e também de experimentações cientificas. Nesse caso alguns alunos do 2º ano do Ensino médio estudaram o pensamento filosófico que permeou o movimento modernista brasileiro e seus grandes ícones; entre eles a artista Tarsila do Amaral e seu impar "Abaporu". Eis algumas re-leituras da obra em destaque, compiladas para esta postagem.
O trabalho acima, foi feito por uma técnica de pintura com café. O resultado é impressionante!
O trabalho acima, foi feito com uma mescla de giz de cera.
Executado com guache
Grafite
Coleção de madeira
Desenho
Por fim, expressar a liberdade de possibilitar re-leituras sempre torna o aprendizado em artes mais util e funcional. Docetes. Segue a dica.
quinta-feira, 16 de novembro de 2017
DESENHO INDUSTRIAL


Formação
O profissional formado em desenho industrial pode optar por duas áreas de especialização: projeto de produto e programação visual. O primeiro tem seu foco no desenvolvimento de conceitos relacionados ao produto, desenvolvimento de protótipos, análise de materiais e projeto. O segundo é voltado para a produção gráfica, criação de desenhos, logotipos, páginas na internet, embalagens e trabalhos com imagens e cores.No Brasil temos 56 cursos superiores de desenho industrial reconhecidos pelo MEC e a maioria é na região sudeste (35). O curso tem duração de 4 anos e aborda disciplinas de linguagem, história e história da arte, ciências sociais, desenho técnico, ergonomia, projeto e fabricação, fotografia, matemática aplicada, e outras matérias relacionadas de acordo com a instituição. Além é claro, de oficinas onde o aluno poderá praticar algumas técnicas.
Existem também os cursos técnicos de desenho industrial onde em cerca de 2 anos o aluno consegue absorver conhecimentos que o deixam apto para atuar no setor.
Desenhando
O profissional que opta pela carreira de designer industrial deve ter criatividade e um bom senso estético. Não necessariamente ele deve saber desenhar, mas durante o curso e dependendo de qual área ele decide trabalhar a habilidade será muito importante.O desenhista industrial poderá trabalhar em qualquer local onde seja necessário desenvolver produtos. Ou seja, praticamente em qualquer lugar. Seja na indústria ou em empresas do ramo de serviços o desenhista industrial pode desenvolver programas de design, administrar departamentos de design em empresas, criar logotipos, marcas, embalagens, anúncios, vinhetas e todo tipo de material publicitário, além é claro de desenvolver produtos desde o projeto até a escolha dos materiais. Outro campo onde o designer industrial pode atuar é na criação de websites (ou web design) que é uma área que vem ganhando cada vez mais destaque com a popularização acesso a internet.
Fontes
http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/desenho/pasta_oquee
http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_revistas/revista_profissoes/agosto00/artes/desenhoi/index.htm
http://www.cdcc.sc.usp.br/escolas/juliano/profissoes/desenhoindustrial.htm
As releituras do Abaporu no Brasil. A importância da obra de Tarsila do Amaral para a Arte brasileira.


© obvious: http://obviousmag.org/girafa_de_gavetas/2015/04/as-releituras-do-abaporu-de-tarsila-do-amaral.html#ixzz4yeSHFhKF
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook
O Modernismo no Brasil e a Semana da Arte Moderna.

O Modernismo foi um movimento artístico que valorizou os sentimentos e as emoções, mais do que o realismo. O termo Arte Moderna refere-se às expressões artísticas surgidas no final do século XIX, que se estenderam até a metade do século XX. Neste estilo, nota-se a influência da Revolução Industrial, das máquinas a vapor, da velocidade, fotografia, cinema, avião, e do estudo da mente, entre outros fatores que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes na sociedade da época.
A arte moderna traz novos conceitos e técnicas na arte para expressar a vida moderna, como por exemplo o Fauvismo, Futurismo, Cubismo, e Escola de Paris. Esta arte ia além da simples representação da realidade, ela trazia a emoção e sensibilidade do artista.

Tarsila do Amaral, Painel Antropofagia
No Brasil, foi um dos mais importantes movimentos artísticos. A Semana de Arte Moderna, a famosa Semana de 22, aconteceu em São Paulo, em 1922, de 11 a 18 de fevereiro, no Teatro Municipal, sendo a primeira grande expressão artística brasileira. No evento, artistas apresentaram novas idéias e conceitos artísticos, como a poesia declamada, os concertos com o acompanhamento das orquestras, as artes plásticas em telas, esculturas e mini arquiteturas, tudo num conceito muito moderno para a época. A semana de 22 funcionou, basicamente, como uma grande exposição para todo o país ficar a conhecer o que tinha de mais novo no meio artístico e nas ciências artísticas como, por exemplo, os novos conceitos de arquitetura e design.

Por causa da história e folclores brasileiro serem muitos ricos, essa semana marcou época com muita variedade de ideias e conceitos que renovaram a cena artística brasileira e, além disso, influenciou grandemente muitos futuros artistas.
Um dos principais objetivos da Semana de Arte Moderna foi, entretanto, desvincular o Brasil das regras e amarras da arte européia, explorando a capacidade artística em todos os sentidos, mas especificamente em terras nacionais.


Confira alguns importantes nomes modernistas:
Na música: Heitor Villa-Lobos. Na Literatura: Oswald de Andrade; Raul Bopp e Mário de Andrade. Nas Artes Plásticas: Anita Malfatti - considerada pioneira da arte moderna brasileira; Victor Brecheret; Emiliano Di Cavalcanti - sendo um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de São Paulo; Vicente do Rego Monteiro; Lasar Segall; Tarsila do Amaral; Cândido Portinari; Bruno Giorgi, etc...
© obvious: http://obviousmag.org/archives/2014/02/arte_moderna_brasileira.html#ixzz4yeQdJ3hY
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook
© obvious: http://obviousmag.org/archives/2014/02/arte_moderna_brasileira.html#ixzz4yeQF72gU Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook
quarta-feira, 15 de novembro de 2017
Ator potiguar José Neto Barbosa vence como melhor monólogo
Indicado como um dos melhores monólogos produzidos no Brasil juntamente a nomes como Álamo Facó, Marcos Veras e Marcos Caruso fizeram do ator potiguar José Neto Barbosa uma referência no estilo teatral. "A Mulher Monstro" é o espetáculo indicado ao 17° Anual Prêmio Cenym produzido pela S.E.M. Cia. de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento) que tem em sua equipe Diógenes, Mylena Sousa e Sérgio Gurgel Filho. A peça fala da falta de amor no mundo.
Segundo José Neto "Dediquei também a todos os que lutam contra a intolerância, seja ela de gênero e sua diversidade, acerca das sexualidades, racista ou religiosa. Dediquei aos mortos diários por crimes de ódio, nessa guerra fria, obscura e sangrenta que passa o Brasil. Falei que somos um país que (segundo pesquisas) tem 92% de sua população sem frequentar equipamentos culturais, mas que se coloca em censurar a arte. Dedico principalmente aos que tem depressão e ansiedade".
Como artistas potiguar e ativista artistico-cultural fico muito feliz em poder compartilhar essa conquista. Parabens José Neto, você merece tudo e muito mais pela sua trajetória, dedicação ao formato cênico e acima de tudo a humildade que você sempre cultivou no seu fazer teatral.
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Desenhos discentes.
O desenho é uma forma de expressão muito comum no contexto artístico. A Arte de representar a natureza, se da devido a observação primária do artista com as coisas reais que ele vive e observa em seu cotidiano, portanto passar para o papel a visão daquilo que o circunda no ciclo vital é fundamental para expor sua visão individual, nos permitindo como observadores a admitir nossas leituras subjetivas por meio das formas e contrastes apresentados pelos desenhos.
Aqui destaca-se alguns trabalhos feitos por alunos do *º ano de Escola Estadual Professora Maria da Conceição Messias. Coordenados pelo por mim ( Professor Fábio Fernandes). Deleite-se com alguns desenhos que expressam a natureza mais próxima do real e alguns que expressam a liberdade poética com elementos fora da perspectiva real
quinta-feira, 28 de setembro de 2017
Eloy CIA Teatral esteve em Araruna no sertão Paraibano apresentando "Vidas Secas"
A CIA Teatral da cidade de Lajes/RN esteve na Paraíba apresentando o espetáculo "Vidas Secas". Como diretor desta cia teatral de âmbito escolar, fico muito feliz em poder contribuir no fomento a arte teatral do Rio Grande do Norte. Fazer essa arte me re-inteira, re-inventa e re-faz o meu percurso teatral.
ATT: Fabio Fernandes
Eloy CIA Teatral foi ate a Paraiba apresentar "Vidas Secas".
A Eloy Cia Teatral prepara sua primeira apresentação inter-estadual. No dia 26/09/17
a Cia seguiu com destino a cidade de Araruna na Paraiba, a apresentação foi na
2ª Feira Cientifica Cultural do CCTS Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde
da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Para a CIA Teatral, receber o convite de representar a cidade de Lajes fora do
Rio Grande do Norte é a prova maior que o trabalho desenvolvido e fomentado
pela Escola Dr. Eloy de Souza e apoiado pela SEMEC (Lajes) pode render
rutos e reconhecimento ao fazer teatral no município.
A Peça em cartaz "Vidas Secas" já teve apresentações no campus do IFRN local,
a casa de Cultura de Lajes e no XII FESTUERN em Mossoró, continua em cartaz
em Araruna e posteriormente no Flilajes 2017.
Muita emoção circunda o espetáculo.
Assinar:
Postagens (Atom)