domingo, 13 de março de 2011

New Wave (Música)


New Wave é um género musical surgido nos meados da década de 1970 ao lado do punk rock. O termo new wave era considerado sinônimo do punk rock antes de se tornar um estilo musical independente, que incorporava elementos da música eletrônica musica experimental, mod, e disco assim como o pop dos anos 60. Nos anos de 1990 e2000 houve alguns revivals, assim como o surgimento de outros estilos influenciados pelo movimento.

O termo "New Wave" é fonte por si só de muita controvérsia e confusão. Ele era usado em
1976 na Inglaterra por inúmeros fanzines punks, como o Sniffin' Glue, além da impressa oficial. Em novembro de 1976, em um artigo intitulado Melody Maker, Caroline Coon usou o termo "New Wave" para caracterizar o som de bandas que não eram exatamente punks, mas que estavam relacionadas com a mesma cena musical. Por certo tempo os dois termos termos eram permutáveis, ora punk ora new wave. Nos EUA, a Sire Records precisava de um termo novo para conseguir comercializar as bandas que haviam acabado de assinar contrato com a gravadora, que freqüentemente tocavam no clube CBGB. Como os críticos e as rádios americanas chamavam o punk de monda passageira, a gravadora resolveu usar o termo "New Wave”. Os primeiros escritores americanos usavam o nome New Wave para caracteizar as novas ondas punks da Inglaterra. O historiador musical Vernon Joynson sustenta que a new wave surgiu na Inglaterra no final de 1976, quando diversas bandas começaram a se afastar o movimento punk. [6] A música que seguiu o anarquismo das bandas de garagem , como o Sex Pistols eram caracterizadas como "punks", enquanto a musica que tendia para a experimentação, complexidade lirica, ou até mesmo uma produção mais elaborada foi caracterizado com "New Wave".

A banda Talking Heads foi responsável pela definição do estilo New Wave naquela época. A sonoridade representava a ruptura do blues suave e do rock & roll dos anos de 1960 para o novo rock dos anos de 1970. De acordo com o jornalista especializado em musica, Simon Reynolds, a sonoridade era mais rápida e agitada no novo estilo. Os músicos da New Wave tocavam suas guitarras num andamento mais rápido que o comum naquela época. Os teclados eram recorrentes, e a estrutura das musicas tinham constantes mudanças de andamento. Reynolds também nota que os vocalistas cantavam de forma mais estridente, uma forma de cantar totalmente suburbana .


No Brasil
O movimento New Wave coincidiu com o surgimento do Rock Brasil , que foi fundamental para os alicerces do rock atual brasileiro. Basicamente as bandas e artistas da época importavam muitas das características sonoras e estéticas de fora. Aos poucos, porém, foi sedimentando toda uma estrutura inexistente, que acabou por colocar os fundamentos musicais do rock brasil. Não se pode falar de rock feito no Brasil, sem falar da geração 80. O mais interessante que o movimento New Wave no Brasil fundiu-se com o Punk, Diretas Já e o fim do regime militar. Realmente um caldeirão efervescente de idéias e ânimo.

Alguma referencia da New Wave no Brasil

Titãs (os Titãs do iê iê),Kid Abelha (e os Abóboras Selvagens),Eletrodomésticos, Fausto Fawcett (e os Robôs Efêmeros)Blitz,Metrô,Ira,Inimigos do Rei, paralamas do Sucesso, Legião Urbana,Neuzinha Brizola,Lobão,Alice Pink Punk, RPM,Plebe Rude,Radio Taxi,Dr.Silvana & Cia,João Penca & seus miquinhos amestrados,Léo Jaime,Barão Vermelho,Utraje a Rigor,Gang 90 & As Absurdettes, Tokyo...


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/New_wave_%28m%C3%BAsica%29#cite_note-Bomp-6

Nenhum comentário: