sábado, 26 de fevereiro de 2011
A Sina Do Amor Meu... (Lid Galvão)
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Bom Dia Bia (Fabinho Fernandes)
Bom Dia Bia - Uma menina de 9 anos sente-se no direito de boicotar sua infância, quando de repente se vê mulher, o que causa em sua irmã menor o medo de perder a unica irmã com a qual se diverte, o que a deixa com determinada revolta interior a ponto de se tornar mal humorada. Tudo que Bia quer é ser mulher, desta forma antecipa o seu desejo tão almejado usando roupas maiores, os saltos possivelmente da mãe e assume uma postura corporal que não condiz com sua idade. A não aceitação de tempo-espaço de Bia rege toda a trama dessa obra.
Making off A Menina e o Bambole
Eis o trabalho de condução de ator , no curta "A Menina e o Bambolê", o trabalho foi divertido e não passou de uma brincadeira onde tanto eu quanto diretor e a atriz mirim , entravamos num universo leve e cheio de possibilidades para executar esse trabalho.
Deixa (by Lidiane Blanchett)
Moda com Mauricio Alexandre
Bom Dia Bia (Fabinho Fernandes)
Exibições
Dicas de Português- Profº Sergio Nogueira
A frase “Cumpre que se faça concessões quando se tratam de assuntos políticos” está correta?
A frase está errada.
São dois erros de concordância.
No primeiro caso, o verbo FAZER é transitivo direto (=quem faz faz alguma coisa). A partícula SE é apassivadora. O sujeito da voz passiva (=quem sofre a ação verbal) é CONCESSÕES (=plural). O verbo deveria concordar no plural: “Cumpre que se FAÇAM concessões…” (Cumpre que concessões SEJAM FEITAS…).
No segundo caso, o verbo TRATAR é transitivo indireto (= quem trata trata DE alguma coisa). Nesse caso, a partícula SE não é apassivadora. O verbo deve concordar no singular: “…quando se TRATA de assuntos políticos”.
Portanto, a frase correta é: “Cumpre que se FAÇAM concessões quando se TRATA de assuntos políticos.”
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Dica de filme
Queria indicar uma obra de arte, para aqueles que admiram o teatro, um filme muito bom, interessante e indispensável pra quem gosta das artes cênicas, falo de Shakespeare Apaixonado.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Nesse sábado dia 12 de fevereiro de 2011, na câmara municipal de Lages do Cabugi, alguns dos principais “blogueiros” do município se reuniram afim e discutirem suas idéias a respeito do uso e veiculação dos blogs locais. Nesse encontro foi possível discutir temas pertinentes a uma possível associação de “blogueiros” do município,a um comitê de imprensa e algumas notas sobre políticas públicas voltadas a essa categoria midiática.
Foram discutidos as formas de uso e a existência desse novo e abrangente meio de comunicação; quais seus objetivos, como podemos ter a sabedoria de expressar as déias e os fatos relacionados desde a noticia até sua publicação da forma mais imparcial possível. Segundo o Sr “Canelinha” a proposta desta associação seria objetivada no amparo aos blogueiros locais, que de maneira obvia pudessem ser mais livres nas suas argumentações sobre os fatos. A independência das idéias que cada blog levantar seria de inteira responsabilidade de quem redigiu tal informação, outro ponto debatido foi com relação ao direito de não ser julgado por outros colegas, que não determina ataques pessoais e ideológico-prtidários , seguindo o pensamento iluminista
de Voltaire “Posso não concordar com uma palavra do que for dita, mas não impedirei o seu direito de dizer-la”.
Outra questão levantada foi com relação ao papel da imprensa local, onde o representante de “Qualitativo” fez valer esse questionamento logo respondido pelo Sr Robson de “Robson Cabugí” que preferiu abordar o respeito a opinião do outro,posteriormente apoiado pelo representante Canindezinho de “Lages do Cabugí ” . Logo após entrou em pauta alguns critérios para compor o comitê de imprensa do municipio nessa área, como a atualização do site no mínimo duas vezes semanais, estar por dentro das sessões na câmara municipal e a proposta de um encontro bimestral desses representantes. A proposta de cobrir o carnaval do município também esteve em pauta, uma vez que cada seguimento informativo estava para associar as suas coberturas de acordo com suas linhas informativas.
O convite de “O Marical ” a participar desse grupo foi muito positivo para que o nosso leitor esteja por dentro de novas tendências e idéias ligadas a arte e cultura de outras partes do estado, alem de ampliar a parceria com outros segmentos de noticias, que só nos faz refletir positivamete e garantir novas idéias em prol do enriquecimento e conteúdo de nosso blog .
Veja essa essa noticia em outras versões:
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Neoclassicismo
O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cult
Apesar de a arte clássica ser apreciada desde o Renascimento, o era de forma circunst
ancial e empírica, mas agora o apreço se construía sobre bases mais científicas, sistemáticas e racionais. Com essas descobertas e estudos começou a ser possível formar pela primeira vez uma cronologia da cultura e da arte dos gregos e romanos, distinguindo o que era próprio de uns e de outros, e fazendo nascer um interesse pela tradição puramente grega que havia, na época, sido ofuscada pela herança romana, ainda mais porque na época a Grécia estava sob domínio turco e por isso, na prática, era inacessível para os estudiosos e os turistas do Ocidente cristão. Os escritos de Johann Joachim Winckelmann, um erudito alemão de grande influência especialmente entre os intelectuais italianos e alemães, incluindo Goethe, enalteceram ainda mais a arte grega, e vendo nela uma "nobre simplicidade e tranqüila grandeza", apelou a todos os artistas para que a imitassem, restaurando uma arte idealista que deveria ser despida de toda transitoriedade, aproximando-se do caráter do arquétipo. Seu apelo não passou despercebido, e ahistória, literatura e mitologia antigas passaram a ser a fonte principal de inspiração para os artistas, ao mesmo tempo em que eram reavaliadas outras culturas e estilos antigos como ogótico e as tradições folclóricas do norte europeu, o que possibilitou que os princípios neoclássicos coexistissem com os do Romantismo.
O movimento teve também conotações políticas, já que a origem da inspiração neoclássica era
a cultura grega e sua democracia, e a romana com sua república, com os valores associados dehonra, dever, heroísmo, civismo e patriotismo. Como conseqüência, o estilo neoclássico foi adotado pelo governo revolucionário francês, assumindo os nomes sucessivos de estilo Diretório, estilo Convenção e mais tarde, sob Napoleão, estilo Império, influenciando outros países. Nos Estados Unidos, no tumultuado processo de conquista de sua própria independência e inspirados no modelo da Roma republicana, o Neoclassicismo se tornou um padrão e foi conhecido como estilo Federal. Entretanto, desde logo o Neoclassicismo se tornou também um estilo cortesão, e em virtude de suas associações com o glorioso passado clássico, foi usado pelos monarcas e príncipes como veículo de propaganda para suas personalidades e feito.
LITERATURA NEOCLÁSSICA
Os textos empregam linguagem clara, sintética, gramaticalmente correta e nobre. A forma liberta-se um pouco do rigor do Classicismoanterior. A principal expressão do movimento na literatura é o Arcadismo, manifestado na Itália, em Portugal e no Brasil.
ARTES PLÀSTICAS
A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. As características marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com anatomia correta e exatidão nos contornos, temas "dignos" e clareza. A arte neoclassica nasceu na Europa, nas ultimas décadas do século XVIII e nas três primeiras décadas do século XIX, foi uma reação ao barroco e ao rococó.Não foi apenas um movimento artístico mas também cultural que refletiu as mudanças que ocorriam na época marcadas pela ascensão da burguesia. Este estilo procurou expressar e interpretar os interesses, a mentalidade e os habitos da burguesia manufatureira e mercantil da época da revolução francesa e do Império Napoleonico.
Principais Características do neoclassicismo
- formalismo e racionalismo
- exatidão nos contornos
- harmonia do colorido
- retorno ao estilo greco-romano
- academicismo e técnicas apuradas
- culto a teoria de Aristóteles
- ideal da época : democracia
- pinceladas que não mascavam a superfície
No teatro neoclássico a racionalidade predomina, revalorizam-se o texto e a linguagem poética. A tragédia mantém o padrão solene da Antiguidade. Entre os principais autores está Voltaire. A comédia revitaliza-se com o francês Pierre Marivaux (1688-1763), autor de O Jogo do Amor e do Acaso. Os italianos Carlo Goldoni (1707-1793), de A Viúva Astuciosa, e Carlo Gozzi (1720-1806), de O Amor de Três Laranjas, estão entre os principais dramaturgos do gênero. Outro importante autor de comédias é o francês Caron de Beaumarchais (1732-1799), de O Barbeiro de Sevilha e de As Bodas de Fígaro, retratos da decadência do Antigo Regime e uma inspiração para as óperas deMozart (1756-1791) e Rossini (1792-1868).
Numa linha que prenuncia o romantismo, trabalha o dramaturgo e filósofo francês Denis Diderot (1713-1784), um dos organizadores da Enciclopédia. Entre suas peças se destaca O Filho Natural. O italiano Metastasio (1698-1782) aproxima o teatro da música, como no melodrama .
...
Ou seja, podemos perceber que o Neoclassicismo foi nada mais que retomar a estética da arte Greco-romana , no periodo clássico, a qual ja tinha perdido seu valor com as idéias renascentistas do século XIV na Europa.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Teorizando pontos de Arte.
Cultura – Toda a criação do espírito humano, no sentido da sua transcendência
(o homem procura a perfeição).
Civilização – Toda a criação do espírito humano, no sentido da imanência.
(transformar o meio para auxiliar o homem)
Mentalidade – Maneira de pensar, de agir, e de sentir, individual ou
colectivamente, os valores de um grupo num determinado momento e local.
Dicas de Português- Profº Sergio Nogueira
ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?
A partícula SE é apassivadora. Isso significa que a frase está na voz passiva (=sujeito “sofre” a ação verbal). Apartamentos é o sujeito e está no plural. Portanto, o certo é:
“ALUGAM-SE apartamentos.”
É um caso de voz passiva sintética ou pronominal. Corresponde a “Apartamentos SÃO ALUGADOS”.
Quando vejo escrito numa placa “CONCERTA-SE bicicletas”, primeiro fico imaginando uma “sinfonia” de bicicletas e, depois, a necessidade de CONSERTAR a plaquinha. O certo é: “CONSERTAM-SE bicicletas” (=”bicicletas SÃO CONSERTADAS”).
A partícula SE é apassivadora sempre que houver um “objeto direto” para se transformar em sujeito passivo. O verbo deve concordar com o sujeito:
“VENDE-SE este carro.” (este carro = sujeito no singular);
“VENDEM-SE automóveis.” (automóveis = sujeito plural).
Se NÃO houver “objeto direto” para virar “sujeito passivo”, a partícula SE é indeterminante do sujeito. O sujeito é indeterminado e o verbo concorda no singular:
“PRECISA-SE de operários.” (de operários = objeto indireto);
“VIVE-SE mal nesta cidade.” (mal e nesta cidade = adjuntos adverbiais).
Vejamos mais exemplos:
1. Partícula Apassivadora:
“Apresentaram a ideia de SE CONVOCAREM mulheres e seminaristas para um serviço militar obrigatório.” (=”…a ideia de mulheres e seminaristas SEREM CONVOCADOS…”)
“Cada vez mais SE FAZEM diagnósticos do vírus.” (=”Cada vez mais diagnósticos do vírus SÃO FEITOS.”)
“Não estamos contra que SE TAXEM as propriedades improdutivas.” (=”…que as propriedades improdutivas SEJAM TAXADAS.”)
“Não SE PERCEBERAM ainda todos os erros.” (=Todos os erros ainda não FORAM PERCEBIDOS.”)
“DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas.” (=As formas rebuscadas DEVEM SER EVITADAS.”)
“Estas são as metas que SE DEVEM ATINGIR.” (=Estas são as metas que DEVEM SER ATINGIDAS.”).
2. Partícula de Indeterminação do Sujeito:
“Não SE NECESSITA mais de todos esses dados.”
“É necessário que SE RECORRA a soluções de impacto.”
“Não SE ACREDITA mais em marcas nacionais.”
FONTE : http://g1.globo.com/platb/portugues/2011/02/02/duvidas-dos-leitores-26