segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Masaccio

Masaccio (21 dez 1401 - Outono 1428), nascido Tommaso di Ser Giovanni di Simone , foi o primeiro grande pintor do Quattrocentoperíodo do Renascimento italiano . De acordo com Vasari , Masaccio foi o melhor pintor de sua geração por causa de sua habilidade em recriar figuras realistas e movimentos, bem como uma sensação convincente de tridimensionalidade.

O nome de Masaccio é uma versão humorística da Maso (abreviação de Tommaso), que significa "desajeitado" ou "messy" Tom. O nome pode ter sido criada para distingui-lo de seu principal colaborador, também chamado de Maso, que veio a ser conhecido como Masolino("Tom pequena / delicada").

Apesar de sua breve carreira, ele teve uma profunda influência sobre outros artistas. Ele foi um dos primeiros a usar perspectiva linear na pintura, empregando técnicas como ponto de fuga na arte pela primeira vez. Ele também afastou-se do gótico internacional estilo e ornamentação elaborada de artistas como Gentile da Fabriano para um modo mais naturalista que empregava perspectiva e chiaroscuropara maior realismo .

Os primeiros trabalhos atribuídos a Masaccio são os San Giovenale Tríptico (1422) ea Virgem eo Menino com Santa Ana (Sant'Anna Metterza) (c. 1424) na Uffizi .

O retábulo San Giovenale só foi descoberto em 1961 na igreja de San Giovenale em Cascia di Reggello, que é muito próximo à cidade natal de Masaccio. Ela representa a Virgem eo Menino com anjos no painel central, Santos.Bartolomeu e Blaise no painel esquerdo, e Santos. Juvenal (ie San Giovenale) e Anthony Abbot no painel direito. A pintura perdeu muito de seu enquadramento original, e sua superfície é muito abrasiva. No entanto, a preocupação Masaccio para sugerir a tridimensionalidade através de figuras volumétricas e formas abreviado (um renascimento da abordagem de Giotto, em vez de uma continuação de tendências contemporâneas) já está aparente.

O segundo trabalho foi talvez a primeira colaboração de Masaccio com o artista mais velho e já conhecido, Masolino da Panicale (1383/4-c. 1436).As circunstâncias da colaboração de 2 artistas não são claras, já que Masolino era consideravelmente mais velho, parece provável que ele trouxe Masaccio sob sua asa, mas a divisão das mãos na Virgem e Menino com Santa Ana é tão marcante - Masolino Acredita-se que pintada a figura de Santa Ana e os anjos que seguram o pano de honra atrás dela, enquanto Masaccio pintou a Virgem eo Menino mais importante em seu trono -. que é difícil ver o artista mais velho como a figura de controle na esta comissão Masolino de figuras são delicadas, graciosas e um pouco plana, enquanto Masaccio são sólidos e robustos.

Masaccio influenciou profundamente a arte da pintura na Renascença . De acordo com Vasari, todos os pintores florentinos estudaram seus afrescos extensivamente, a fim de "aprender os preceitos e regras para a pintura bem". Ele transformou a direção da pintura italiana, movendo-o longe as idealizações da arte gótica, e, pela primeira vez, apresentando-a como parte de um mundo mais profundo, natural e humanista.

Algumas Obras


Masolino & Masaccio, Virgin & Child with St. Anne, UffiziSan Giovenale Masaccio.jpg


FONTE

http://en.wikipedia.org/wiki/Masaccio

Nenhum comentário: