quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Convite ao leitor... ( Meu TCC)



Venho por meio deste, convidar você leitor de O MARICAL a assistir a defesa de meu Trabalho de Conclusão de Curso, sua presença só me dará estimulo pra fazer uma significante apresentação.


 Dia 20/12/12 (quinta) às 18:30h, no DEART (UFRN)



A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO DA UFRN: REFLEXÕES AUTORREFERENTES

Discente : Fábio Fernandes

Orientador : Prof.Me:. Makarios Maia barbosa.


 Neste TCC busco refletir acerca da formação, em nível de graduação, de um sujeito interessado em teatro, considerando esta arte como área de conhecimento, prática poética e “lugar” cultural de desenvolvimento humano. O curso em questão é o de Licenciatura em Teatro da UFRN e o período em que se dá a observação compreende os anos de 2009 a 2012.Neste sentido, constitui-se a partir de uma problematização que, inicialmente, debruça-se sobre o entendimento deste sujeito em formação fazendo uma relação do seu tempo presente no curso com as ações que o sujeito formando viveu no contexto anterior à entrada no curso, no durante e no posterior ao cumprimento dos créditos necessários à consolidação da formação.A proposição com o presente trabalho foi a de contribuir, em um processo avaliativo do Curso de Licenciatura em Teatro, a partir de um discurso que se consubstancia em quatro anos de análise acerca do modo como o curso forma, ancorando-se numa reflexão que o sujeito discursivo faz do que viveu como uma pedagogia do sujeito. A metodologia de ação usada é crítica auto reflexiva, proposta no pensamento auto avaliativo autorreferente. O aporte crítico do trabalho aborda as competências que são desenvolvidas no curso, refletindo os saberes e motivações que o discente formando traz de sua vida anterior ao curso. Tal proposição é um outro modo de avaliar, em que as opiniões expressas são ancoradas em processos pedagógicos vividos. Assim, a formação inicial em teatro e seu contexto circundante, concretamente autorreferente, são observados e comentados na busca de uma eficiência pedagógica, almejada na construção do saber teatral.

2 comentários:

Adomilson Costa disse...

Muito obrigado pelo convite. Desejo que você seja muito feliz tanto na apresentação (na maioria das vezes, planejamos muitas palavras e na hora, saem poucas)quanto na escolha da sua profissão que é levar a arte a todos por este mundo a fora.

Fábio Fernandes disse...

Muito grato e feliz pelos votos de sucesso profissional, Próximo ano estaremos em Lajes desenvolvendo inúmeras pesquisas em ARTE.
Abração!