sábado, 5 de março de 2011

1ª Pessoa- (Carnaval Cultural =)

Neste período carnavalesco, andei percorrendo alguns lugares do meu querido Rio Grande do Norte, e tive grande alegria ao perceber que na minha cidade natal (Lajes do Cabugí ) se cultiva um movimento cultural de grande valor etnocêntrico¹ até então desconhecido pra mim ; Falo do cortejo denominado Zé Pereira, o qual ha alguns anos fora resgatado por pessoas interessadas no valor dessa manifestação popular.
O cortejo é uma homenagem a esse antigo carnavalesco: O Zé pereira. Muito me deixou feliz o fato de ver as pessoas saírem de suas casas para participarem de uma manifestação lúdica² de qualidade, o público era do mais jovem ao mais idoso, tudo regido por uma bandinha de fanfarra ao som de músicas vindas do frevo³ e marchinhas “clássicas” de antigos carnavais. Esse cortejo abre o carnaval do município, a sexta feira às 00h00min e percorre toda a cidade, muita disposição dos populares fazem desse evento uma verdadeira obra de arte, pois deixa claro a organicidade cultural e étnica.
O que se torna importante neste exemplo de evento é a prova de resistência de um movimento cultural em meio a um carnaval extremamente capitalista e sem total qualidade, onde se explora a venda de idéias vazias, musicas sem qualidade alguma e extrema apelação, por trás de um divertimento sem fundamento e motivos de verdadeira festa consciente.Desde já parabenizo os responsáveis por esse evento, e desejo que continuem olhando o valor artístico-cultural com mais prudência e qualidade. Parabéns!











Eis-me aqui com um amigo blogueiro Lagense de "Lajes do Cabugí" o vereador Canindézinho, o mesmo forneceu algumas informações sobre esse evento.

... Glossário
1-Etnocêntrico – Referente a uma raça ou povo
2-Lúdico – Relativo a jogos e brinquedos (Brincadeiras)
3- Frevo – Musica e dança em Andamento rápido, originalmente africana,dançada em conjunto mas individualmente sem formação de pares.

Nenhum comentário: