terça-feira, 1 de março de 2011

Contato Improvisação (Mascaras)


O contato-improvisação é uma técnica corporal que propõe um diálogo físico por meio da troca de peso e do contato que possibilita uma profunda percepção de si mesmo e do outro. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado. E dentre os principais conteúdos estudados estão o domínio e compreensão do peso, pressão e tração, fricção, o toque e a condução, além de quedas e suspensões.

O contato-improvisação nasceu em janeiro de 1972 — momento histórico em que os jovens da sociedade americana questionavam radicalmente o autoritarismo e as guerras — quando o bailarino e coreógrafo americano Steve Paxton despontou na cena para aplicar um projeto de residência para bailarinos no Oberlin College, em Ohio, nos Estados Unidos, ao lado de seus parceiros como por exemplo Daniel Lepkoff.
Essa apresentação é um exeplo de contato improvisação, que ocorreu no centro de convivencias da UFRN, realizado por algumas colegas do curso de dança desta universidade.

“Dançar é uma ação visível da vida. E levar em conta o acaso permite que a dança não seja um produto dependente exclusivamente da minha vontade, nem da de ninguém, mas sim uma energia e uma lei que também eu devo obedecer.” Merce Cunninghan



Nenhum comentário: