Em teatro ou oratória, um monólogo é uma longa fala ou discurso pronunciado por uma única pessoa ou enunciador. O nome é composto pelos radicais gregos monos (um) + logos (palavra) , ou ideia), por oposição a dia (dois, ou através de) + logos.
Monólogo é a forma do discurso em que o personagem extravasa de maneira razoavelmente ordenada seus pensamentos e emoções, sem dirigir-se a um ouvinte específico.
No Monólogo é comum que os atores rebusquem pensamentos profundos psicologicamente, expondo idéias que podem até transparecer que há mais de um ator em cena, mas que no real exijam somente uma pessoa durante a cena. Enfim, monólogo está associado a um conflito psicológico que não necessariamente é individual.
2 comentários:
Fábio, por acaso, pesquisando sobre um curta chamado "Aquele que Deus não criou", fui direcionado ao seu blog. Me encantei ao ver o monólogo de Saskia. Não conhecia. Parabéns pelo seu blog, sempre que a vida permitir, quero beber da fonte de sua cultura, pois sou também professor e quero muito propiciar aos meus alun@s novas linguagens. Aldo.
Obrigado por participar companheiro.
Postar um comentário