Por Fábio Fernandes
Querido leitor de O MARICAL , Venho aqui falar um pouco sobre meu novo trabalho teatral, este que desenvolvo na atual escola que leciono a disciplina de arte e em especifico o teatro e suas pedagogias.
CAPELINHA
DE MELÃO E O CASAMENTO DE JUREMA
A
peça é uma sátira ao casamento matuto, sempre celebrado no período junino. Embora
seja uma peça elaborada para os festejos de São João, ela não reproduz apenas o
tradicional casamento que geralmente se faz presente nas quadrilhas matutas,
mas valoriza o resgate de personagens clássicos do tempo e da tradição; Ícones
de grande importância como padre, noiva, feirantes, e outros símbolos da
cultura popular assim como personagens infantis e imaginários além de
tradicionais palhaços, compõem a Capelinha de Melão. O Sagrado e profano se
misturam, sem deixar o bom humor de lado e sem apelar para “formas prontas” e parciais.
A
alegoria deste trabalho baseia-se em pesquisas por vários campos da sociedade,
o que unifica as pessoas concentra-se na religião principalmente, seguindo o
principio do termo “Reli gare”. Jurema simboliza a persistência num objetivo a
ser alcançado e uma meta a ser batida, o seu anseio é encontrar um noivo, mas
ela não sabe quem, nem ao menos como realizar esse desejo. O que este
personagem sugere além de persistir num ideal consiste em acreditar nos sonhos,
que logo serão realizados. A capelinha de melão, nada mais é do que uma
alegoria a escola utópica,( Como sugere Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia)
aquela na qual o sujeito entende como lugar de diálogo e troca de conhecimento
que por sua vez, faz o sonho ser mais próximo ao “mundo real”.
O
publico que compõe o corpo da “igreja” (Capelinha de Melão) nada mais é do que
pessoas simples e humildes; estes se distribuem entre pescadores, vendedores
autônomos e crianças. O Padre simboliza o ápice da sociedade, o poder e o alto
patamar hierárquico que existe em qualquer grupo organizado, este personagem é
dado à várias pessoas, tanto que um simples pescador e um vendedor de tapioca
chegam a ocupar esse cargo, no entanto, o que se busca nesta alegoria é tentar
idealizar o fato de que toda e qualquer pessoa pode obter a liderança de algum
grupo na vida, que não existe limites pra quem acredita nos seus ideais.
O
referente trabalho não busca de forma alguma ridicularizar a religião, mas o
simples fato de falar de Deus de forma lúdica e divertida causa um
estranhamento no publico simpatizante (*Brecht) que se baseia somente na fé.
Esse formato de teatro critico (*Teatro épico) busca primeiramente mostrar
alegria, instigar sorriso, mas ao mesmo tempo é capaz de fazer pessoas
refletirem sobre. Muitos se apegam a realidade da personagem Jurema, na sua causticante
promessa em busca de um objetivo, muitos se identificam com o simples e humilde
vendedor, muitos entendem que o pescador não almeja só comida, mas pescar
sonhos e possibilidades de viver em harmonia com os “homens e mulheres pescadas”.
Muitos se veem no lugar do pobre vendedor de tapioca que logo consegue um cargo
mais reverenciado na sociedade entre outras visões, assim como muitos (poucos)
são capazes apenas de ver-se vitimados e ofendidos ao ponto de não entender a
mensagem proposta e por conseguinte tentar um boicote desesperado ao trabalho
pelo simples fato de ver o poder que o teatro de qualidade é capaz de conter.
SINOPSE:
Jurema
é uma simpática noiva que fez uma promessa que consistia de vir de uma cidade a
outra de joelho visando o objetivo de se casar. Só que esta entra numa capela
inusitada onde surgem vários personagens alegóricos da cultura popular pra
formar o publico de seu casamento. No meio de tanto alvoroço, Jurema continua
na sua peleja pra casar. Só que ninguém se prontifica em ser seu marido o que
faz da capelinha de melão um lugar mágico e divertido.
ELENCO
Vinicius Rocha, Fernando Vittor, João Anselmo, Raíssa da Silva, Ana Sara, Júlio Salviano, Maria Eduarda, Wanderson Gilberto, Yan Phelipe, Ingride Sabrina, Thallyta Raylha e Thomas Érik.
DIREÇÃO
Fábio Fernandes
Imagem:
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