segunda-feira, 19 de novembro de 2012

OPINIÃO - O outro lado da poesia de Renato Caldas

 Por Fábio Fernandes
Como todos que acompanham esse blog sabem, sempre divulgo com louvor o trabalho desse mestre da poesia assuense (Assu-RN), seja postando poesias, comentando sobre sua vida e obra e também na preocupação com a memória de nossos poetas tão importantes para o meio cultural. Isso me torna feliz e realizado por ter feito a "minha parte" no preparo do bolo.  

Renato escreve muito sobre o sertão, a vida rural, as pessoas e todo o seu proselitismo acerca da vida regionalista. Em Assu, por exemplo, o poeta discorre lindamente o universo urbano e seu cotidiano exaltando o trabalho da cidade:

Assú de chapeu de palha!


Que luta... vive e trabalha



Somente para comer.



Assú que vive sofrendo

A própria dor escondendo

A angústia do seu viver!

O poeta logo se mostra um amante do lugar onde viveu, este é muito saudosista, tem uma visão otimista em relação a continuidade e ao valor da poesia no local :



Heróis, poetas, escritores



Boêmios e trovadores



Ilustraram tradições!

Que não serão sepultadas

Para serem proclamadas

Pelas novas gerações.

Logo se vê  quão sonhador era nosso poeta. No mesmo poema a cultura popular também é exaltada:


Dança dos Congos, Lapinha,



Folguedos da argolinha,



Bumba meu boi! Pastoril

Eram brincos engraçados,

Hoje porém divulgados

De norte a sul do Brasil.

Bem, percebe-se de imediato que Renato era um homem muito sábio, ele usa o termo "eram" do verbo "Ser", este pretérito (mais que perfeito) condiz com a realidade cultural da cidade - não se tem conhecimento de lapinha, folguedo de argolinha algum, bumba meu boi e vagamente se sabe de pastoril por lá. Mas não é dessa desvalorização com os fenômenos culturais que quero falar, minha excitação em escrever esse artigo, é de evidenciar a visão machista e preconceituosa proveniente da geração de Renato Caldas.
 Sabe-se que Renato nasceu no inicio do século xx, num período muito difícil com relação a economia do país, o quadro politico era de grande retrocesso para o homem do campo, não tínhamos politicas voltadas às ditas minorias, movimentos sociais fortes e nem ao menos "facebook" pra compartilhar raríssimas coisas importantes.
Do livro "Fulô do Mato", um clássico da poesia potiguar na minha singela opinião, me pego lendo o poema "Home":

Home que larga a muié,

Pra vivê c'uma sujeita;

Ou esse cabra num presta, 

Ou entonce é coisa feita.


Home que vévi se rindo,

E diz que nunca chorô;

Ou esse cão ta mentindo,

Ou por ôta nunca amô.


Home que deixa a muié,

In casa-e vai passiá...

O fim dele tem que sê:

No sumitéro ou hospitá.

Até aqui tudo bem,percebe-se que o ideal-tipo de homem daquela sociedade de inicio do século era um "homem perfeito" voltado único e exclusivamente para a família, um sujeito sem pecado e   politicamente correto ao extremo. Esse pensamento sugere uma sociedade utópica, visto que não existe se quer ser tão puritano a tal ponto. Ainda no mesmo texto o poeta escreve:

Home que anda inlordado,

Sem tê uma ocupação...

No mundo só pode sê:

Ou vagabundo ou ladrão.

A principio aprendo uma palavra "nova" (inlordado) -provavelmente uma gíria da época- acredito que seja alguém que não trabalha e só vive de "vida boa"- isso nos dias de hoje se configura na figura dos "playboyzinhos e/ou filhinhos de papai". Mas quando o homem não tem ocupação é tido como ladrão ou vagabundo: vale salientar que uma pessoa de ocupação para o homem rural seria alguém que vivia trabalhando no campo com uma pá e inchada na mão. Então o que dizer de mim que optei por estudar? Sempre levei o nome de vagabundo por ter deixado a inchada e optar pelos livros - o que dizer a respeito desses que pensavam assim? (Risos).

O grupo GLBT não iria gostar nada de ler o ultimo trecho do poema, sem a menor sombra de dúvida. Assim o texto revela:

O freguês da fala fina,

Que num gosta de muié!

Vamo atraz, que essa peste,

Tem um defeito quarqué. 

Falar que esse raciocínio é preconceituoso e homofóbico seria o minimo pra o texto, nota-se que o ideal-tipo do homem assuense tinha de ter a fala grossa. Exame de prostata nem pensar, seria preferível um câncer do que sujar a honra com uma dedada no reto. A orientação sexual é tida aqui como uma anomalia, a visão machista e cristã da época reflete valores que martirizam a figura do gay, pois o fato de ser homossexual é tido como um defeito - Silas Malafaia e Jair Bolsonaro sem dúvida iriam amar o desfecho desse poema.

Enfim, é lamentável ver que num texto tão saudosista,a principio inteligente e sem dúvida lindo de  ver e  ler em vóz alta tenha um teor desagradável em sua interpretação critica. Não coloquemos a culpa no Renato Caldas, este é apenas mais um cidadão que não teve  acesso as outras formas de pensar os assuntos vigentes e constituintes de uma sociedade. Temos é que tirar desse exemplo, a imagem negativa que nossa sociedade possuía  para que desta forma possamos ensinar realmente através do respeito mutuo ao outro que a possibilidade de diversidade de opinião e gênero deve ser a priori o caminho que nossos filhos devem andar.




Saiba mais sobre Renato Caldas:

http://maricalman.blogspot.com.br/2012/08/re-postagem-um-pouco-sobre-o-poeta.html

Nenhum comentário: