terça-feira, 13 de novembro de 2012

Assu por Renato Caldas - Fotos de Jean Lopes.



Assú

Assú de chapeu de palha!
Que luta... vive e trabalha
Somente para comer.
Assú que vive sofrendo
A própria dor escondendo
A angústia do seu viver!


Heróis, poetas, escritores
Boêmios e trovadores
Ilustraram tradições!
Que não serão sepultadas
Para serem proclamadas
Pelas novas gerações.


Meu Assú das vaquejadas!
Das noites enluaradas...
- Que gratas recordações!-
Cantigas feitas de sonhos
Dos seresteiros risonhos, 
Conquistando corações.



Dança dos Congos, Lapinha,
Folguedos da argolinha,
Bumba meu boi! Pastoril
Eram brincos engraçados,
Hoje porém divulgados
De norte a sul do Brasil.


E, como o tempo é cruel!
Jogos de prenda... e anel
Ninguém sabe onde ficou?!...
Sei eu, onde está guardado
O meu Assú do passado,
Minha saudade guardou.




Imagens :
http://assueassim.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: