domingo, 31 de julho de 2011

Arte Potiguar ( Jesuíno Brilhante )

Gostaria de deixar uma bela dica de filme potiguar, falo desta vez do filme Jesuíno Brilhante ao qual tive o prazer de assistir recentemente. O motivo pelo qual indico esta obra, é que alem de ser um filme que fala do sertão e da vida rural,há algumas cenas que se passam no nosso Rio Grande do Norte, na cidade de Assu a qual tenho um imenso carinho.

Vale a pena relembrar que no início da década de setenta, o povo hospitaleiro e generoso do Assu, de tantos poetas e até de tradições de pioneirismo, recebeu um grupo de atores - cabeludos - cinematográficos para que alí, naquela cidade e região, fosse cenário principal do primeiro filme longa metragem rodado no Rio Grande do Norte, intitulado "Jesuino Brilhante, O Cangaceiro", produzido pelo cineasta potiguar de Ipanguaçu (RN), radicado que era no Rio de Janeiro onde veio a falecer em 1991, chamado artisticamente de William Cobbtt (Cosme - seu sobrenome de registro, familia tradicional daquela terra ipanguaçuense).

Câmara Cascudo depõe que Jesuíno "é o primeiro cangaceiro na memória do oeste norte-rio-grandense. Deixou funda lembrança de valentia, destemor e fidalguia. Era o aut-low gentlilhomem, imperioso, arrebatado, incapaz de insultos por vaidade ou de uma agressão inúltil."
"Sinhazinha Wanderley no livro de Walter Wanderley intitulado Família Wanderley, 1965, conta que no Assu existiu um pequeno museu onde se encontrava exposto um pedaço do osso do braço de Jesuino Brilhante que foi morto pela polícia da paraíba no lugar denominado Palha, distrito do Estado paraibano."

Além do município do Assu, as suas filmagens foram produzidas também em Ipanguaçu, Mossoró, Tibau, Patu e nos cerrados de Lages e Natal,onde foram concluidas as suas filmagens.








































Titulo: Jesuíno Brilhante, O Cangaceiro

Gênero:
Aventura / Ação / Cangaço
Duração: 100 min
Lançamento: 1972
Pais: Brasil
Direção: William Cobbtt
Fotografia: Carlos Tourinho
Música: Mário Pariz
Produção: Eliana Coobet
Elenco: Neri Victor, Rodolfo Arena, Vanja Orico, Waldir Onofre, Miltom Vilar , Clementina de Jesus...




Fonte

Nenhum comentário: