quarta-feira, 20 de junho de 2012

Galeria Tretiakov comemora os 125 anos do pintor Marc Chagall




- Moscou - Uma das mais famosas instituições de artes de Moscou, a Galeria Tretiakov, está promovendo uma grande exposição comemorativa dos 125 anos de nascimento do pintor, ceramista e gravurista Marc Chagall. A coletânea reúne 150 gravuras, pinturas a óleo e muitas outras peças de arte aplicada, cedidas por diferentes museus da Rússia e por colecionadores particulares da França, da Suiça e de Liechtenstein.

Em entrevista à Voz da Rússia, a curadora da exposição, Ekaterina Seleznieva, contou um pouco da vida do artista. "O motivo dominante da exibição é a cidade de Vitebsk, na Bielorússia, onde o pintor nasceu e passou a infância. Marc Chagall veio de uma família judaica pobre de Vitebsk. Na sua obra artística, inspirou-se em objetos típicos relacionados com o cotidiano - tabuletas, placas, objetos de culto religioso judaico e em estampas primitivas-, muito em voga naquela época na Rússia. Em 1922, ele abandona a Rússia e vai para Paris.

Desde então, só voltou à União Soviética uma vez, em 1973, a convite do Ministério da Cultura. É a obra dele em todo este período que está sendo exposta na Galeria Tretiakov. A exposição é como se fosse um conjunto único, no qual está exibida uma retrospectiva da criatividade do artista." Considerado um pintor russo-francâs, Marc Chagall nasceu em Vitebsk, na Bielorússia, em 7 de julho de 1887, e morreu em Saint Paul de Vence, na França, em 28 de março de 1985.

Fonte: Voz da Rússia

http://www.catalogodasartes.com.br/Detalhar_Noticias.asp?id=7013



Nenhum comentário: