sábado, 30 de junho de 2012

ALMAS QUE SE COMUNICAM PELA MÚSICA - SARAU


Prenunciados pela crítica como promessas da MPB, os 7 jovens reúnem-se em clima de intimidades e afinidades musicais. O talento de cada um (en)canta por si só, com melodias e composições que comunicam "sensibilidades".

sarau1.jpg
A música e seu efeito de meta-linguagem. É como se todos, equanto humanidade, compartilhássemos de um compartimente acessível comum, que estivesse para além de sanções culturais. Segundo Proust: "A música pode ser o exemplo único do que poderia ter sido - se não tivesse havido a invenção da linguagem, a formação das palavras, a análise das ideias - a comunicação das almas."

Comunicação de almas. Dessa forma que assimilei o projeto “Sarau” que revela o talento de 7 jovens, novos cantores e compositores, representantes da nova geração da MPB brasileira. São eles: Daniel Chaudon, Toni Ferreira, Taís Alvarenga, Gugu Peixoto, João Guarizo, Aureo Gandur e Fred Sommer. Todos comungando juntos, através da linguagem musical.

Uma das vozes que mais me chamou atenção foi a da única representante feminina, Taís Alvarenga, na interpretação da música "Sai de Casa". Sua voz imponente, conduz a música do início ao fim com um timbre agridoce. A vibração vocal envelopa cada palavra cantada de uma forma ácida, mas que adoça no final de cada verso. E a letra, é uma prosa em carta. Um suplício apaixonado, que enternece pela saudade.

" Tanto faz, e tanto fez, se já não temos mais os nossos 23. Pelo chão o que eu te dei, você quis razão, e eu tinha só meu coração. "


Outra ótima surpresa, foi ter a presença de Toni Ferreira, que surpreende com a semelhança do timbre de voz de Cazuza. Mas é só continuar a experimentar sua música, que logo as semelhanças se agregam positivamente. E Toni impõe a sua personalidade de forma a não negar suas influências musicais. Interpretando a música "Paira" ele dá uma aula de declamação poética. A poesia vibra em cada nota do violão. Enfim, a música e poesia dispensam qualquer análise. Por isso compartilho os vídeos, e pequenos trechos, para que sintas.

"Paira, sobre o espelho dos meus olhos, sem ser escrava dos meus sonhos. Esteja livre pra voar. Olha, Estou sem jeito e peço pouco, deixa eu me ver pelo teu rosto e ao menos te tocar. Sei que eu não sou o tal, mas fazes pouco caso de mim. Encontrarás o mal sem pouco fazer. Basta olhar o céu. Se um dia, enfim compreenderes o que trago no olhar. Essas janelas que refletem além. Do teu gosto de ser. "

E o sarau, foi documentando em belo Dvd, que foi lançado em Março deste ano. E a Universal Music disponibilizou o dvd praticamente completo e em alta definição no youtube. Confira.

victor
Artigo da autoria de Victor Silveira.
Estudante de psicologia, que aspira Filosofia e Artes Visuais. Gosta de palavras assim como de silêncios. Costuma ser o intangível do que mostra ao vê-lo. .
Saiba como fazer parte da obvious.


Leia mais: http://lounge.obviousmag.org/embriaguez_artistica/2012/06/sarau---novos-talentos-da-mpb.html#ixzz1zHzNOywX

Nenhum comentário: