segunda-feira, 2 de julho de 2012

MANET E A OUSADIA IMPRESSIONISTA

por Fernanda Pacheco

A imagem que aparece é do Caravaggio, mas aqui o assunto será sobre Édouard Manet, o pintor impressionista que inovou a maneira de produzir arte sem precisar se esforçar.

Grandes pintores como o espanhol Diego Velázquez (1599 - 1660) e o italiano Caravaggio (1571 - 1610) são reconhecidos por terem realizado obras com muita profundidade, volume e traços praticamente realistas. São remanescentes da arte renascentista, lembrando que ambos pertenceram a momentos diferentes, no caso do Caravaggio que gerou sua própria categoria: o Caravaggismo.

las-meninas.jpg
As Meninas de Velázquez, 1656.

Michelangelo_Caravaggio_003.jpg
Amor als Sieger de Caravaggio, por volta de 1600.

É a partir do pintor francês Édouard Manet (1832 - 1883) que a arte passa a romper com o estilo clássico, mas não totalmente como mostrarei mais adiante. Ano passado tive o prazer de fazer algumas aulas com o crítico de arte Rodrigo Naves e ele foi mostrando como Manet soube inovar, sendo um dos principais nomes do Impressionismo.

tumblr_m0f1zvJQz11qbqm0qo1_1280.jpg
Édouard Manet - In the conservatory (1879)

Na época, pintar pessoas de costas, conversando, apoiadas, enfim... Em posições assim, cotidianas, era um alvoroço! Quase uma ofensa à pintura clássica. E se não bastasse isso, Manet resolveu escandalizar quando fez sua versão do quadro A Vênus de Urbino do pintor italiano Tiziano, grande representante da escola renascentista. A inspiração veio daqui:

Tizian_102.jpg
A Vênus de Urbino (1538) do italiano Tiziano

E Manet fez a partir dai sua versão, a Olympia:
Manet,_Edouard_-_Olympia,_1863.jpg
Olympia (1863)

Na época o quadro foi considerado um escândalo! Como um pintor poderia se atrever a pintar algo tão ofensivo? Trocar Vênus por uma... Prostituta? Há indícios de que a Olympia fosse uma delas através de elementos como os tamanquinhos nos pés, a negra entregando flores que seria um agrado de algum pretendente e o gato preto. Além de detalhes bobinhos como o lacinho no pescoço. A pintura, quase plana quando comparada com a de Tiziano foi desprezada por muito tempo. Manet tinha essa mania de pegar uma imagem clássica e incorporar em seus quadros impressionistas. Abaixo mais um exemplo:

Marcoantonio_Raimondi_Paris.jpg
O julgamento de Paris (gravura de 1520) – Marcantonio Raimondi.

EDOUARD MANET - Almoço na relva - Óleo sobre tela - 208 x 265,5 - 1863 - Museu d'Orsay, Paris.jpg
Almoço na Relva (1863) - Manet.

A princípio a gente pode até achar que uma coisa não possui nenhuma relação com a outra, mas veja só o recorte abaixo, destacando um pedaço da gravura inspirada no outro renascentista, Rafael:

296505_2354660272621_5500137_n.jpg

Pois é, senhoras e senhores. A questão aqui não é considerá-lo um plagiador, copiador ou qualquer outra coisa do gênero. Quem conhece as obras dele sabe de sua genialidade. O que vale ser reforçado é que além de desconstruir o jeito clássico de se fazer arte, Manet soube como ninguém provocar e ousar na hora de realizar suas obras. Acredito que seja uma grande realização para um artista chocar, causar espanto, ir contra a maré...

fernandapacheco
Artigo da autoria de Fernanda Pacheco.
É estudante de História, tem 19 anos e aprecia uma boa e velha miscelânea cultural digna de flâneur. .
Saiba como fazer parte da obvious.


Leia mais: http://lounge.obviousmag.org/cafe_amargo/2012/06/grandes-pintores-como-o-espanhol.html#ixzz1zTHUwpbW

Nenhum comentário: