segunda-feira, 2 de julho de 2012

SAPATOS E O IMAGINÁRIO FEMININO por Victor Silveira

por Victor Silveira
A instância do desejo feminino. É deste potencial de “ser mulher” que todo este imaginário aponta. Já se questionava Freud: Afinal o que deseja uma mulher? Deixando em seguida a resposta para os poetas. Mas talvez se fosse hoje dissesse: Olhem para os seus sapatos.

sapato-poderoso-com-glitter.jpg

Desde a necessidade de proteção dos pés, à história dos sapatos foi sendo reinventada e agregando a si componentes culturais específicos ao longo dos anos. Na atualidade a palavra sapato está ligada diretamente a praticas e aspirações das mulheres, e estas demonstrações de apaixona-mento, delas (mulheres) por eles (sapatos) ganham uma conotação irracional e insana para alguns homens. Muito se ouve de mulheres que compram um sapato por semana, e algumas outras que têm pares e mais pares que ainda nem foram usadas, e passando por uma vitrine em um passeio despretensioso são tomadas pelo impulso e quando dão conta de si, já estão com as sacolas nas mãos e um semblante de satisfação inconfundível de: “Ele é meu”.

Saltos de todos os tamanhos, bicos, plataformas, cores, sejam quais forem às infinidades do design, parece que quanto maior a quantidade de possibilidades, mais infinito se torna o desejo delas por eles.


sapato-estilingue1.jpgsapatos-corpo-de-mulher1.jpgsapatos-cachorro1.jpg

sapato_20110908_bo_04.jpg

Quando pensamos atentamente nessa relação, que permeia o feminino, podemos notar que existe algo que atravessa o consumismo. E óbvio que o capitalismo e a indústria da moda se beneficiam em grande estilo, mas olhando além percebemos os calçados nas mulheres incitando uma estrutura subjetiva de personalidade, fetiches, desejos, sensualidade e até sexualidade. Ficam claras tendências sociais e psíquicas. E para tentar entender tal fenômeno, torna-se inevitável remontamos o quadro histórico-social dos significados atribuídos aos pés durante os anos.
sindhi_shoes_20110908_bo_05.jpg

25 calçados femininos exóticos e onde comprá-los hipernovas (9).jpg

Deixando de ser meramente um instrumento do corpo para locomoção, no movimento humanista, os pés foram percebidos como erógenos, amoráveis, respeitáveis, acarinháveis e o mais libidináveis quanto podemos imaginar. Abandonou-se então o valor de instrumento para se adotar os calçados como preservadores da sensibilidade dos pés. As mulheres em uma posição desfavorável socialmente em seus direitos sexuais e civis foram obrigadas a esconder seus pés por séculos, até que quando retornaram a cena com sua emancipação de “Segundo Sexo” (destaco aqui a importância dos movimentos feministas) os pés das mulheres estavam livres para viver suas projeções, dentro do imaginário feminino.

As mulheres acharam nos sapatos modos de se comunicar, isto dentro da singularidade de cada uma. Iniciaram-se assim os recursos ornamentais em sua multiplicidade, criando a moda dos pés. Eles passaram a ser objeto de enfeite e destaque na cena econômica. Os sapatos ganharam alma, a alma de quem os usava. Começou então a se delinear uma infinidade de histórias de amor entre mulheres e sapatos, uma relação de entrega e cumplicidade. Este é, evidentemente, o ponto comum na história dos sapatos, que atravessou décadas, sociedades, culturas, pensamentos e ideologias, bem ali, nos pés das mulheres.

25 calçados femininos exóticos e onde comprá-los hipernovas (6).jpg
25 calçados femininos exóticos e onde comprá-los hipernovas (20).jpg
25 calçados femininos exóticos e onde comprá-los hipernovas (4).jpg

victor
Artigo da autoria de Victor Silveira.
Estudante de psicologia, que aspira Filosofia e Artes Visuais. Gosta de palavras assim como de silêncios. Costuma ser o intangível do que mostra ao vê-lo. .
Saiba como fazer parte da obvious.


Leia mais: http://lounge.obviousmag.org/embriaguez_artistica/2012/05/sapatos-e-o-imaginario-feminino.html#ixzz1zTGNBDO3

Nenhum comentário: