sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Momento de Ócio #2 - Fernando de Noronha é Papa Jerimum.

Fernando de Noronha (RN-PE)


Por Fábio Fernandes.

Sabe-se muito bem que a ilha de Fernando de Noronha está geograficamente mais próxima do estado do Rio Grande do Norte, porém pertence ao estado de Pernambuco, não consigo entender como isso é possível, mas o que se argumenta é que se trata de uma questão meramente política. A ilha é tida como uma das Maravilhas brasileiras, porém os créditos vão todos para o estado Pernambucano, isso mostra que nós enquanto potiguares não teríamos competência pra administrar esse arquipélago. Na boa, é obviamente perceptível que acabo de atirar no pé do norte-rio-grandense ao acreditar em tal possibilidade administrativa. 
Este, no entanto, não é o fator principal desta resenha, me interesso mesmo em levantar uma questão que está visivelmente se passando despercebido, o fato de a política deter de autonomia em grande parte das decisões para a população e afins.
O arquipélago fica há 380 km de Natal, a 455 km da Paraíba e 545 km de nosso querido estado do Pernambuco, se caso eu fosse um professor de geografia do Brasil e perguntasse a um aluno numa avaliação escolar onde fica a ilha de Fernando de Noronha, e caso ele consultasse o mapa e dissesse que ficaria no RN, eu jamais que diria que ele estava equivocado, uma vez que de fato esta esplêndida ilha é “nossa” pela própria natureza.
Mesmo sabendo que esta se encontra geograficamente no Rio Grande do Norte, caso eu responda uma questão dessas em algum concurso público, mesmo sabendo que não está, vou ter que arbitrariamente afirmar que pertence a Pernambuco, ou seja, pouco importa o que pensamos sobre algo, o que vale é a visão dos que detém o sistema político do país determinam, e que se “dane” os fatos óbvios.
Fato semelhante é o que acontece com o Pico do cabugí de minha terra natal – Lages-RN. Esta proeza natural possui 590 metros de altitude. Lajes, está localizada na Região Central do Estado, a 125 km da capital Natal. Mesmo sabendo que esta beleza natural é parte orgânica desse município, politicamente o espaço físico pertence a outro município conhecido por Angicos.
 Mas enfim, se esta página virtual é dedicada a falar de arte, por que é que se fala em geografia? Bem, caso muitos não saibam, a arte pertence a uma parte da sociedade organizada desde o principio da vida, e se faz necessário sermos ao mínimo políticos e críticos a cada assunto que se revele em nosso cotidiano.
Cabugí - Lages-RN


Pensando nesse assunto, o programa “momento de ócio #2 ” de nosso blog propõe abordar a temática levantada, confira o resultado:

Nenhum comentário: