sábado, 1 de setembro de 2012

A COR DO SOM


Vale a pena ter em nossa discoteca: A Cor do Som. Essa é uma banda que da gosto de se ouvir, com músicas suaves e de extrema precisão em suas composições, estas são ricas em harmonia, letra e no quesito instrumental, como em Sambavishnu http://www.youtube.com/watch?v=oIkWR5lzxQM  .

Outro fator de grande importância, é o fato de ter canções que abordam temas políticos como "Favelas". Romantismo tambem não falta em Serenata Cynthias, entre outras. Sem contar que algumas musicas instrumentais da banda remetem à canções de trio eletrico baiano. Por isso, vale a pena ter em sua discoteca.
Origem
Originalmente A Cor do Som era o nome da banda instrumental que acompanhava osNovos Baianos
A Cor do Som é um grupo brasileiro que se criou a partir do séquito de músicos que acompanhavam Moraes Moreira após a sua saída dos Novos Baianos.

História
A Cor do Som surgiu em 1977, experimentando novos padrões de som, valendo-se das experiências anteriores dos Novos Baianos, Moraes Moreira e de Pepeu Gomes, sendo um movimento pós-tropicalista. Em seu primeiro disco "A Cor do Som" (WEA 1977), tinha como integrantes Dadi, baixo, Mú Carvalho, composição e teclados,Armandinho, composição e guitarra baiana e Gustavo Schroeter, bateria. A partir do segundo disco "Live In Montreux", Ary Dias, percussão passa a fazer parte da banda,
Misturando rock, ritmos regionais e música clássica, adotaram o nome "A Cor do Som" por sugestão de Caetano Veloso, e logo no seu primeiro ano, foram convidados a participar do Montreux Jazz Festival, na Suíça, tornando-se o primeiro grupo musical brasileiro a participar do evento - vale observar que o show em Montreux rendeu um disco ao vivo. Após o disco "Mudança de estação-1981",Armandinho deixa o grupo e é substituido por Victor Biglione que grava "Magia Tropical-1982" e "As quatro fases do amor-1983". Em 1984 lançam um disco todo instrumental-"Intuição" sem Victor Biglione e com participação especial de Egberto Gismonti,Tulio Mourão e Perinho Santana.No ano seguinte c/ Perinho Santana na guitarra lançam "Som da Cor". Em 1987 nova mudança.Saem Perinho Santana e Gustavo.Entram Jorginho Gomes na bateria e Didi Gomes no baixo.Dadi então assume a guitarra. Em 1996, o grupo juntou-se novamente com a formaçao original para gravar o disco "A Cor do Som Ao Vivo no Circo", recebendo o prêmio Sharp de melhor grupo instrumental.
Em 2005, com a formação original, o grupo apresentou-se no Canecão, no Rio de Janeiro. O show contou com a participação especial de Caetano Veloso, Daniela Mercury, Moraes Moreira, Davi Moraes e o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, além dos músicos Nicolas Krassic (violinno), Nivaldo Ornelas (sax soprano), Marcos Nimrichter (acordeom e teclados), Jorge Helder (baixo acústico, violão e baixolão), Jorginho Gomes (bateria e percussão), Marco Túlio (flauta), Francisco Gonçalves (oboé), Bernardo Bessler (violino), Marie Cristine (viola) e Marcio Mallard (cello).
O espetáculo, gravado ao vivo, gerou o CD e DVD "A Cor do Som Acústico", lançado no mesmo ano com produção musical de Sérgio de Carvalho.
Em 2006, foi contemplado com o prêmio Tim de Melhor Grupo, na categoria Canção Popular, pelo CD "A Cor do Som Acústico".

Eis um hit que ajudou a consagrar a trajetória desse belo grupo musical:


Discografia

1977: A Cor do Som, Warner, LP.
1979: Frutificar, Warner, LP.
1980: Transe total, Warner, LP.
1981: Mudança de estação, Warner, LP.
1982: Magia tropical, Warner, LP.
1983: As quatro fases do amor, Warner, LP.
1984: Intuição, Warner, LP.
1985: O som da Cor, Warner, LP.
1986: Gosto do Prazer, RCA Victor, Lp
1996: A Cor do Som ao vivo no Circo, MoviePlay, CD.
2005: A Cor do Som Acústico, Performance/Sony, CD e DVD
...

Conheça um pouco mais de A Cor do Som
Fonte:

Nenhum comentário: