terça-feira, 16 de outubro de 2012

UFRN concede título Doutor Honoris Causa a Abraham Palatnik


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) concede título de Doutor Honoris Causa ao artista potiguar Abraham Palatnik, em solenidade marcada às 18h do próximo dia 23 de outubro, no Auditório da Reitoria, marcando a abertura oficial da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). Após a cerimônia de concessão do título honorífico, os presentes serão conduzidos à Galeria Conviv’art, onde será apresentado o Museu Virtual que leva o nome do homenageado (www.natalnet.br/palatnik).


O Museu foi lançado na CIENTEC da UFRN no ano de 2011 e reúne um acervo de artes visuais da Universidade e do servidor e artista multimídia, Jota Medeiros.


Na ocasião também será lançado o livro “Iubilate Deo”, do artista Jota Medeiros, que, segundo o autor, trata-se de uma coletânea de “poemas sacros com citações de versículos dos salmos de Davi”. Segundo a coordenadora da Galeria Conviv’art, Elidete Alencar, este é “um momento ímpar para a UFRN, especialmente para o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e para toda a equipe do Museu de Arte Abraham Palatnik, motivo de orgulho e reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado desde
2005”.

Jota Medeiros completa afirmando que “Palatnik é muito importante, ele criou uma nova tendência artística, assim como Picasso”.


Palatnik


Abraham Palatnik nasceu na cidade do Natal, em 19 de fevereiro de 1928. É um renomado artista plástico e um dos pioneiros em arte cinética no Brasil. Suas obras contêm instalações elétricas, através de movimentos e jogos de luzes. De família russa, Palatnik estudou pintura, desenho, história e filosofia da arte na mesma época em que fazia um curso de motores à explosão na antiga Palestina, atual Israel. Atualmente ele vive na cidade do Rio de Janeiro.







Disponivel em:

Nenhum comentário: