sábado, 3 de novembro de 2012

O Facebook e o modismo "Guarani-Kaiowá".

Por Fábio Fernandes 

  Ô Gurú, Qual o modismo da vez?

- Colocar o nome "Guarani-Kaiowá" no perfil do Facebook.



 Ah, na boa, entendo que a intenção do termo "Guarai-Kaiowá" no perfil do facebook é uma homenagem que se presta a nossos irmãos indígenas que estão sofrendo... e bla bla bla. Tudo bem que esse gesto solidário é importante, mas temos que entender que uma hora isso passa a ser modismo, e quando chega-se nesse estágio a gente percebe que ja não é somente um gesto de humanidade e afins.

É nesse momento que algumas pessoas se apropriam da ocasião para se autoafirmarem, muitas vezes não estão nem ai para a questão politica que oprime os nossos indígenas, mas o que importa no momento é estar por dentro da "vibe" - é chique dizer que é solidário.

Muitas dessas pessoas são as que votam em políticos opressores e se apropriam dessas redes sociais para passar a imagem de pessoa do bem. Não coloquei "Guarai-Kaiowá" no  perfil do facebook, isso quer dizer que sou uma pessoa do mal ou menos solidária? acredito que o verdadeiro mestre não precisa dizer que é mestre, ele simplesmente é.

Embora esse modismo seja algo que não me vejo compactuar, percebo claramente que o movimento surtiu efeito, pois consequentemente a "vibe" se torna uma febre. O intuito desse texto não é de forma alguma desvalorizar o ato solidário, mas questionar até onde estamos sendo realmente solidários ou seguindo uma tendencia do momento. Movimento parecido ocorreu um ano atrás, quando a "vibe" era colocar como foto de perfil a imagem de um ícone que marcou nossa infância, esta atitude a principio seria para homenagear as crianças que passam fome no mundo, porém me pergunto se isso matou a fome desses pequenos?

Do jeito que a carruagem está indo, creio que daqui há alguns dias o modismo da vez será : contar o percurso que faz a cada momento do dia. Enfim, Ja que nesse Facebook virou moda estar mostrando unhas com esmalte,batons,vestidos, se batizando de "Guarani-Kaiowá" e estar constantemente dizendo tudo que vai fazer...estou pensando seriamente em mostrar o penteado pêniano do dia.

2 comentários:

Juliano disse...

Entendi suas colocações,também não gosto de modismo assim como não gosto de correntes virtuais, mas, penso eu, que mesmo sendo modismo isso ajudou e ajuda a divulgar esse problema que não teve divulgação na midia tradicional (TV) e esta foi uma forma de chamar a atenção das pessoas em geral pra um problema real. Então mesmo não querendo ser parte do modismo, me tornei. Acho até uma coisa tosca, mas já que não posso fazer muita coisa, farei divulgação.

Fábio Fernandes disse...

Obrigado pelo comentário. Realmente essa campanha surtiu um pouco de efeito em virtude de a mídia tradicional (TV) não se mostrar interessada na divulgação da noticia. O alvo do texto no entanto, parte de sujeitos que querem somente se mostrar solidários aos indígenas, mas que na verdade desconhecem a real causa do "negócio".
ATT.
=)